
Democracia e saúde: aula aborda a importância da participação popular no SUS
Com a presença de representante do Sindsaúde, disciplina do Departamento de Saúde Coletiva promove debate essencial na formação de futuros profissionais da saúde
Texto e foto: Letícia Lourencetti
Ofertada pelo Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, a aula de Saúde, Família e Comunidade II, do dia 9 de outubro, trouxe para uma das turmas do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás, uma experiência singular. Com a presença dos docentes Edsaura Pereira, Monarko Azevedo e Yury Cavalcante, do IPTSP, e Fernando Cupertino, da Faculdade de Medicina, o encontro recebeu a participação de Sirley Braga, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde/GO), para discutir a importância da participação popular no fortalecimento da saúde pública.

“A expectativa é ótima! Poder falar sobre os Conselhos de Saúde, que são ferramentas implementadas pelo governo Federal, para um público tão jovem… São estudantes de medicina e é muito importante falar com eles sobre o fortalecimento do SUS [Sistema Único de Saúde], já que muitos deles podem vir a trabalhar no Sistema Único um dia.” Destacou a Secretária Geral do Sindsaúde antes do início da aula.

A aula contou com três etapas, sendo a primeira delas uma exposição de slides da professora Edsaura Pereira. Em seguida, houve a fala da convidada, que se abriu para um terceiro momento de discussão de ideias, com a participação de docentes e discentes.
*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias