sico d1 capa

5º Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (5ºSico) no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

Em 29/09/23 16:05. Atualizada em 16/10/23 15:13.

Acompanhe a programação do 1° dia do 5° Sico

Texto: Marina Sousa

Arte: Mailson Diaz

 

Pela primeira vez, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, sedia o tão aguardado Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (5°Sico). Sob a coordenação da docente Ana Paula Junqueira Kipnis e sua equipe, o evento promete uma imersão profunda no fascinante mundo da imunologia, cuja importância se estende a diversas áreas cruciais para o avanço do conhecimento científico e a saúde humana.

Marcado para acontecer entre os dias 20 e 21 de novembro, o 5° Sico contará com ilustres presenças nacionais e internacionais que discutiram durantes esses dias assuntos relacionados ao desenvolvimento de vacinas, respostas imunológicas, Regulação Imune Metabólica de doenças infecciosas  dentre outras inúmeras áreas que são cruciais para o avanço do conhecimento científico e para a saúde humana.

Portanto, convidamos você a acompanhar pelos próximos dias, a divulgação da programação do Simpósio.

 

corpo sico


Dentro do contexto do XX Seminário do IPTSP, a cerimônia de abertura, marcada para o dia 20 de novembro, a partir das 8h, será uma ocasião conjunta de grande relevância. O destaque será a conferência inaugural proferida pelo eminente cientista e pesquisador Ricardo Gazzinelli. Com vasta expertise em imunologia, Ricardo trará à luz "A Resposta Imediata da Ciência Brasileira no Desenvolvimento da Vacina para Covid-19". Seu trabalho na Fundação Oswaldo Cruz e na Universidade de Massachusetts é reconhecido por seu foco na imunidade inata e nos linfócitos T CD8, e tem sido crucial na compreensão da resistência e patogênese de infecções por protozoários como malária, toxoplasmose e doença de Chagas.

A partir das  10h, haverá a  mesa redonda sobre  Relação patógeno hospedeiro nas infecções fúngicas, com a moderação de Fernanda Giachini, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Participam das mesa os palestrantes: James Venturini da UFMT, que abordará sobre Fibrose pulmonar na paracoccidioidomicose: iluminando a ligação entre os fungos e a fibrogênese; Anamélia Lorenzetti Bocca, da Universidade de Brasília (UNB), que relatará sobre os desafios das infecções fúngicas latentes; e a docente do IPTSP/UFG Fátima Ribeiro Dias, que relatará sobre a “Resposta imune da IL-32, da vitamina D e do Paracoccidioides brasiliensis”.
Para o turno vespertino, a partir das 14h, acontece a mesa-redonda sobre Imunometabolismo, que terá a docente do IPTSP/UFG, Simone Fonseca, como moderadora. Os palestrantes são:  Kelly Magalhães da UNB, que vai discutir sobre  Piroptose: o impacto da morte celular inflamatória sobre o câncer; Docente do IPTSP/UFG,  Luiz Gustavo Gardinassi , abordará sobre Regulação imunometabólica de doenças infecciosas sob a ótica da biologia de sistemas; e Adenilda Cristina Honorio França, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) , que falará sobre as  Alterações imunometabólicas associadas ao diabetes e câncer de mama.

Mesa-Redonda: Explorando as Dinâmicas Patógeno-Hospedeiro em Infecções Fúngicas

A partir das 10h, sob a moderação de Fernanda Giachini, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), teremos uma envolvente mesa-redonda sobre a relação entre patógenos e hospedeiros em infecções fúngicas. Os especialistas incluem:

  • James Venturini (UFMT): Iluminando a Conexão entre Fungos e Fibrogênese na Paracoccidioidomicose: Um Enfoque na Fibrose Pulmonar.
  • Anamélia Lorenzetti Bocca (Universidade de Brasília - UNB): Desafios das Infecções Fúngicas Latentes: Uma Perspectiva Abrangente.
  • Fátima Ribeiro Dias (IPTSP/UFG): Desvendando a Resposta Imune Mediada por IL-32 e Vitamina D no Contexto do Paracoccidioides brasiliensis.

 

Mesa-Redonda: Imunometabolismo e suas Implicações Clínicas

No turno vespertino, a partir das 14h, a docente do IPTSP/UFG, Simone Fonseca, estará à frente de uma estimulante mesa-redonda sobre Imunometabolismo. Os palestrantes e seus fascinantes temas são:

  • Kelly Magalhães (UNB): Piroptose: Explorando o Impacto Inflamatório da Morte Celular no Contexto do Câncer.
  • Luiz Gustavo Gardinassi (IPTSP/UFG): Regulação Imunometabólica de Doenças Infecciosas: Uma Abordagem Sistêmica pela Biologia de Sistemas.
  • Adenilda Cristina Honorio França (UFMS): Alterações Imunometabólicas Associadas ao Diabetes e ao Câncer de Mama: Uma Perspectiva Atualizada.

 

Estas sessões prometem fornecer insights valiosos sobre os intrincados mecanismos envolvidos nas interações entre o sistema imunológico e o metabolismo, com importantes implicações para a prática clínica e pesquisa em saúde. Não perca essa oportunidade de enriquecer seu conhecimento!

Encerrando o primeiro dia do 5° Sico, teremos um imperdível minicurso ministrado pelo professor Luiz Gustavo Gardinassi sobre o fascinante campo da Imunologia Computacional. Não deixe essa oportunidade passar e garanta já sua inscrição! Aprofunde-se no universo da imunologia de forma inovadora e enriquecedora. O 5° Sico é um evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm) e a equipe organizadora do evento é composta pelos seguinte integrantes:


Coordenador: Ana Paula Junqueira Kipnis-UFG 

Vice Coordenador: Kelly Magalhães-UNB 

Comissão Científica: Simone Gonçalves da Fonseca- UFG

Luiz Gustavo Gardinassi- UFG

Anamélia Lorenzetti Bocca- UNB 

James Venturini – UFMS 

Lucimeire Antonelli da Silveira- UFG 

Paula Cristina de Souza Souto – UFMT 

Adeliane Castro da Costa – UFG/FESGO

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: 5° Simpósio de Imunologia do Centro-Oeste (SICO) XX Seminário IPTSP Notícias