disciplina

Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da UFG oferece disciplina inovadora

Em 21/09/23 16:23. Atualizada em 22/09/23 13:45.

Com aulas teóricas e práticas pensadas para o ensino remoto, a disciplina já está aceitando matrículas via SIGAA

Texto e Arte: Marina Sousa

A disciplina "Bioinformática e Biotecnologia Aplicadas ao Diagnóstico e Tratamento de Doenças Humanas" (SIGAA: MTSP0167), coordenada pela docente Maristela Pereira é ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG).  A disciplina tem uma carga horária de 80 horas e será ministrada de 23 de outubro a 03 de novembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, em formato remoto.

A proposta pedagógica abrange uma abordagem aprofundada em conceitos fundamentais aplicados às macromoléculas e à bioinformática estrutural, incluindo o uso do software de visualização PyMOL. Além disso, os participantes terão a oportunidade de explorar a aplicação da bioinformática estrutural na determinação da estrutura tridimensional de proteínas, bem como inferências funcionais baseadas na identificação de motivos proteicos. Ressaltamos que as matrículas devem ser realizadas através do SIGAA.

Outro ponto relevante da disciplina é a identificação estrutural de polimorfismos genéticos em nível proteico e seu papel em doenças humanas. A biologia computacional também será explorada no contexto da interação proteína-proteína, fornecendo insights valiosos para o diagnóstico e tratamento de enfermidades.

A metodologia adotada inclui aulas expositivas-dialogadas e discussões de artigos, promovendo uma aprendizagem dinâmica e interativa. As aulas práticas serão conduzidas com a aplicação direta do conteúdo teórico, utilizando ferramentas de bioinformática de domínio público.

Para garantir a eficácia do ensino remoto, a plataforma escolhida será o Google Meet. Os participantes receberão o link da sala de aula virtual disponibilizado pela docente por meio do SIGAA.

A disciplina visa fornecer uma visão abrangente de diferentes bancos de dados biológicos, explorar a estrutura tridimensional de proteínas através do PyMOL, aplicar ferramentas de bioinformática na análise de proteínas e utilizar a bioinformática estrutural na identificação das conformações mais estáveis de uma proteína-alvo. Além disso, os alunos aprenderão a identificar motivos e padrões em sequências proteicas, analisar interações proteína-proteína e sua relação com a susceptibilidade a doenças humanas, bem como identificar regiões polimórficas em proteínas de interesse médico e farmacológico. O curso também abordará o desenho de peptídeos moduladores da expressão proteica e a identificação de pressão evolutiva em resíduos localizados em regiões de hot spots.

Esta é uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento em bioinformática e biotecnologia aplicadas à saúde humana, proporcionando aos participantes uma formação de alto nível em uma área de crescente relevância no cenário científico atual.

disciplina

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP