17 de setembro, Dia Internacional do Microrganismo ou da Microbiologia
A data visa homenagear todos os profissionais da área
Texto: Letícia Lourencetti
Arte: Mailson Diaz
Pesquisa: Marina Sousa
Considerado um dos pais da Microbiologia, Robert Koch, foi um médico, patologista e bacteriologista alemão. Sendo visto como o pioneiro no desbravamento do mundo microscópico, ele contribuiu com o descobrimento do ciclo da Doença do Antraz (1876) e as bactérias responsáveis pela Tuberculose (1882) e pela Cólera (1883). Por suas descobertas em relação à tuberculose, recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1905. Além disso, a bactéria causadora da doença foi nomeada bacilo de Koch, em sua homenagem. Dado ao grande impacto de suas descobertas, acompanhe o carrossel abaixo sobre algumas curiosidades da vida de Robert Koch.
E por último, mas não menos importante, temos holandês Antonie van Leeuwenhoek, que em 17 de setembro de 1683, enviou uma carta à Royal Society de Londres, contendo a primeira descrição de um organismo unicelular. O comerciante não possuía nenhuma formação na área da microbiologia mas, ainda assim, através do aparelho de observação desenvolvido por ele (para muitos, o primeiro microscópio), foi capaz de contribuir imensamente para a área.
*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.