Projeto de extensão do GEPESFE participa do XIV SEREX, em Rio Verde

Projeto de extensão do GEPESFE/ IPTSP participa do XIV SEREX, em Rio Verde

Em 01/09/23 09:17. Atualizada em 01/09/23 09:18.

Com um relato de experiência em pôster, discentes da graduação em Fisioterapia apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Journal Club

Texto: Letícia Lourencetti

Fotos:GEPESFE

 

O Journal Club, do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE/IPTSP), foi um dos 30 trabalhos selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (PROEC/UFG) para apresentação no XIV Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (XIV SEREX), que aconteceu no Campus Rio Verde da UniRV, entre os dias 23 e 25 de agosto. No seminário, Emily Laureen e Matheus Gomes, discentes do curso de Fisioterapia, foram os responsáveis pela apresentação do pôster do GEPESFE.

Criado em 2022, e coordenado pela professora do IPTSP, Ruth Losada de Menezes o GEPESFE tem como principal objetivo o desenvolvimento de investigações nas áreas da Fisioterapia, Gerontologia e Funcionalidade Humana nos diferentes ciclos da vida. Desde abril de 2023, o grupo também realiza o projeto de extensão universitária Journal Club, que proporciona a troca de experiências e conhecimento entre discentes da UFG e profissionais da fisioterapia do Hospital das Clínicas (HC- UFG/EBSERH), através da discussão de artigos científicos selecionados. As reuniões são realizadas mensalmente e buscam aprofundar os conceitos abordados bem como sua aplicação prática na rotina hospitalar em uma educação continuada.

Emily Laureen é bolsista PROBEC/UFG e integrante do GEPESFE

Emily Laureen é bolsista PROBEC/UFG e integrante do GEPESFE

 

O contato constante com a equipe do hospital e o aprimoramento da leitura e escrita acadêmica chamam a atenção da Emily Laureen, graduanda de Fisioterapia pela UFG e participante do grupo desde abril. “Na minha opinião o GEPESFE é importante por proporcionar o conhecimento e a adesão de nós, discentes, em projetos tão importantes para a nossa formação, como a Pesquisa e a Extensão. O projeto nos expõe a essa troca de experiências e ao desenvolvimento de habilidades como comunicação, escrita e criatividade. Esse período foi maravilhoso e cheio de aprendizados.”

Para a professora Ruth, a melhora da qualidade dos cuidados em saúde e a atualização de conhecimentos dos participantes (discentes e profissionais) são, também, pontos positivos da ação. “O projeto é desenvolvido de acordo com os critérios da Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Como produto das reuniões, são realizadas divulgações em mídia digital, compartilhando, assim, o conhecimento científico em questão com público geral, por meio de conteúdo visual, resumido, porém correto, atualizado e confiável.”

A participação dos estudantes no XIV SEREX também foi uma experiência importante, para Matheus Gomes, discente de Fisioterapia e integrante do GEPESFE, ele destaca a diversidade de instituições e temáticas abordadas no evento, e o nervosismo inicial enfrentado. “Houve certo receio de como seguiríamos [com a apresentação] no evento. No entanto, toda a parte da viagem até lá, os tópicos apresentados nas palestras do próprio evento, como dificuldades no financiamento de práticas de extensão e inserção de créditos extensionistas no currículo, deram uma ideia da dinâmica dos nossos papéis como estudantes do grupo.  Eu já havia participado do CONPEEX da UFG do ano de 2022, e vi bastante similaridade entre os eventos. Não é algo que se deva comparar já que são instituições completamente diferentes, mas o evento do SEREX teve seus pontos positivos e inovadores, principalmente ao reforçar a prática da extensão nas universidades. Aliás, percebi participação de várias outras instituições como Unicerrado, Unemat, Unifimes, UnB e outras federais.”

  Matheus Gomes é bolsista de iniciação científica da EBSERH e integrante do GEPESFE

Matheus Gomes é bolsista de iniciação científica da EBSERH e integrante do GEPESFE

 

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias Fisioterapia