Juliana Marques, doutoranda em Biologia da Relação Parasito-

Juliana Marques, doutoranda do PPGBRPH é finalista no Falling Walls Lab Brazil 2023

Em 28/08/23 08:48. Atualizada em 28/08/23 15:00.

A competição busca dar destaque, no mundo todo, a projetos que “derrubem muros” na ciência e na tecnologia

Texto: Letícia Lourencetti

Juliana Marques, discente de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), é a autora de um dos 15 projetos, escolhidos em todo o Brasil, para apresentação na etapa brasileira do Falling Walls Lab. A Fundação Falling Walls, da Alemanha, realizará mais uma edição da premiação Falling Walls Lab Brazil em 2023, no Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o objetivo de divulgar pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio inovadores, o evento acontece no dia 12 de setembro.

Juliana Marques,
Juliana Marques é egressa do curso de Biotecnologia da UFG

Juliana Marques Ferreira é biotecnologista, mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e doutoranda em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH/IPTSP). O projeto, de sua autoria, selecionado para a final brasileira do Falling Walls Lab trata a respeito do uso de enzimas de fungos entomopatogênicos, que são capazes de infectar insetos e outros artrópodes, no controle de pragas.

Ciência para a sustentabilidade

Para Juliana, o entusiasmo é grande, principalmente considerando que esta é sua primeira experiência em um evento como o Falling Walls Lab Brazil 2023, que promove pesquisas científicas em diversos países. “Ser selecionada como uma das finalistas para a edição no Brasil gera uma sensação de reconhecimento, de que a nossa pesquisa também é relevante para o mundo. Sou aluna da UFG desde 2015, na minha graduação em biotecnologia, e poder levar o nome da Universidade para eventos nacionais como esse é motivo de grande orgulho, pois evidencia que estamos fazendo ciência de qualidade”.

Fundação Falling Walls

E por falar em orgulho, para o docente Filippe Elias de Freitas Soares (IPTSP/UFG e UFLA), colaborador e orientador no PPGBRPH e mentor da estudante desde o TCC, a participação dela no evento é de grande importância. “Essa competição e classificação para a grande final brasileira abre portas para a carreira científica da Juliana, inclusive a nível internacional. O Falling Walls é uma competição internacional de grande prestígio”.

Na etapa brasileira, o projeto que for eleito o melhor pelo júri e pelo público receberá uma viagem com tudo pago para Berlim, na Alemanha, a fim de apresentá-lo na final global do Falling Walls Lab, prevista para o dia 7 de novembro deste ano.

A respeito da importância do projeto para a área do controle sustentável de pragas, a doutoranda destacou seu uso em produções orgânicas, reduzindo a quantidade de pesticidas químicos utilizados no manejo convencional. “Meu plano, é finalizar o desenvolvimento deste bioproduto para ser produzido e comercializado. Meu sonho é ver ele sendo aplicado no dia a dia dos produtores rurais, demonstrando que é possível aplicar uma pesquisa acadêmica no cotidiano das pessoas e contribuir para um mundo mais sustentável”.

pulgão captura
Pulgão (Aphis gossypii Glover) tratado com o fungo Metarhizium anisopliae, um dos mais utilizados no controle biológico de pragas

cartucho
Larva de Lagarta-do-Cartucho (Spodoptera frugiperda) 4 dias após o tratamento com fungo e enzimas fúngicas de Beauveria bassiana, também muito utilizado no controle de pragas

O IPTSP parabeniza a discente Juliana Marques por sua classificação como finalista do Falling Walls Lab Brazil 2023 e deseja sucesso em sua apresentação, no desenvolvimento de seu importante projeto e em sua carreira.

*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Categorias: Notícias PPGBRPH