
“Júnior só no nome”: conheça a ByTechnology Jr.
A Empresa Júnior do curso de Biotecnologia também foi pauta no último Conselho Diretor do IPTSP e teve seu Estatuto aprovado
Texto e foto:Letícia Lourencetti
Aconteceu no dia 27 de julho, a mais recente reunião do Conselho Diretor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). Na ocasião, foi apreciado e aprovado o Estatuto Revisado da Empresa Júnior ByTechnology Jr., que é gerida por alguns estudantes da graduação em Biotecnologia na Universidade Federal de Goiás. O documento, é muito importante, haja visto que, funciona como um guia sobre como deve ser o funcionamento da Empresa Júnior (EJ), logo é essencial para a boa gestão, estruturação e desenvolvimento da entidade. Além do Estatuto próprio, uma EJ é regulamentada pelas normas internas da instituição de ensino e pela legislação nacional.

Equipe da ByTechnology Jr. em Reunião Diagnóstica no dia 4 de agosto
De acordo com a Lei Federal n° 13.267 do ano de 2016, Empresa Júnior é uma entidade organizada em forma de associação civil gerida por discentes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior e amparada por professor orientador. Seu propósito é a realização de projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. Além disso, o projeto deve ser para fins educacionais, sem fins lucrativos, econômicos, político-partidários e religiosos para seus participantes. A elaboração do Estatuto da ByTechnology Jr também contou com a expertise do docente da Faculdade de Direito (FD/UFG) Nivaldo dos Santos, em sua elaboração e consultoria.
Integrada à Federação Goiana de Empresas Juniores (Goiás Júnior), a ByTechnology Jr. é orientada pelo professor tutor José Clecildo Barreto Bezerra (IPTSP/UFG), e faz parte do Movimento Empresa Júnior, que é o maior do mundo em empreendedorismo universitário.

As reuniões da ByTechnology são realizadas no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), do IPTSP
O movimento dos inconformistas
Fundada por estudantes de Biotecnologia em 2014, a ByTechnology se tornou para os seus integrantes algo tão fundamental quanto o próprio ensino na universidade. Para Caroline Ferreira, discente de Biotecnologia no IPTSP e presidente da ByTech, o espírito de liderança e o retorno do conhecimento científico adquirido em sala de aula para a sociedade fazem parte da experiência da empresa júnior. “Nós sempre sentimos que só ir para a faculdade não é o suficiente. Nós não queremos só isso, queremos mais. Nós queremos habilidades para o mercado de trabalho, queremos ir para frente. É o inconformismo que moveu a fundação da ByTech e de cada EJ no Brasil.”
Tendo participado de diversas competições, recebido prêmios e realizado centenas de projetos, a ByTech não é uma empresa “de mentirinha”. Visando o desenvolvimento sustentável em biotecnologia, a EJ presta serviço aos seus clientes de forma muito responsável. Ainda de acordo com a presidente Caroline, a confiabilidade e qualidade são essenciais. “Muitas vezes nós estamos lidando com os sonhos das pessoas. Às vezes elas investem tudo para comprar um projeto nosso, então temos essa responsabilidade de tratar com seriedade cada projeto feito por nós”.
A ByTechnology atende com valores sociais abaixo dos que geralmente são encontrados no mercado, cobrados pelas chamadas “empresas seniores”. Essa política ajuda, por exemplo, pequenos negócios que precisam de serviços de biotecnologia para atuar. São oferecidos pela empresa: análises microbiológicas e físico-químicas, elaboração de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs), consultorias em biossegurança, assessoria em mapas de risco, organização de eventos científicos na área de Biociências e suas tecnologias, e tabelas nutricionais.
“Vale muito a pena quando você olha pra trás e vê tudo o que conquistou, as pessoas que conheceu e como estão todos unidos por um mesmo propósito. É muito legal essa sensação de pertencimento, de que todos estão querendo crescer juntos. Nosso maior objetivo é crescer juntos como pessoas e como empresa.”, completou Caroline.
Para fazer parte da ByTechnology Jr., é necessário ser aluno da graduação em Biotecnologia pela UFG e se inscrever no processo seletivo aberto por eles anualmente. Com projetos e cursos voltados tanto para o meio acadêmico quanto para o externo, a empresa atua como uma ponte entre instituição e sociedade.
E, para conhecer ou contratar a ByTech, basta acessar o site da empresa (https://www.bytechnologyjr.com/) ou a página no Instagram (@bytechnologyjr).

O Teco é um polvo, mascote da ByTech e guardião dos prêmios recebidos pela empresa júnior
*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias ByTechnology Jr