
Em 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde
Escolhida em 1967, a data homenageia o médico, bacteriologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz
Texto: Letícia Lourencetti
Arte: Mailson Diaz
Instituído pela lei de n° 5.352/1967, o Dia Nacional da Saúde, comemorado no último sábado, 5, foi criado com o intuito de ressaltar a importância de uma vida saudável e da educação sanitária, bem como homenagear as contribuições de Oswaldo Cruz, importante nome da medicina brasileira.
Em decorrência dessa importante data, nós do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) gostaríamos de relembrar a trajetória deste profissional que tanto contribuiu com a área da saúde pública no Brasil. Você conhece Oswaldo Cruz?
Vida e pesquisa
Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Gonçalves Cruz era paulista de nascimento, mas se mudou muito jovem para o Rio de Janeiro, onde se graduou médico no ano de 1892. Desde cedo Cruz apresentava grande interesse na área de microbiologia e, antes mesmo de concluir o curso de medicina, já havia publicado dois artigos sobre o assunto na Revista Brasil Médico.
Com passagens pelo Instituto Pasteur e pelo Laboratório de Toxicologia De Paris, Oswaldo aprofundou seus estudos em microbiologia e medicina legal na França, onde também conheceu sobre vidrarias em montagem de laboratórios.
De volta ao Brasil, o médico foi escolhido para averiguar a epidemia de peste bubônica em Santos e produzir o soro antipestoso para a enfermidade, com a criação dos institutos Butantan e o Soroterápico Federal. Assumiu a diretoria do Instituto Soroterápico Federal e, no ano seguinte, a Diretoria-Geral de Saúde Pública do Brasil.
Com um pensamento inovador para a época, Oswaldo priorizou o combate a mosquitos e ratos para a contenção da febre amarela e peste bubônica, respectivamente. Foi também o responsável pela primeira campanha de vacinação no país, contra a varíola.
Ele ainda realizou estudos sanitários em todo o Brasil e participou de expedições para outras regiões do país. Afastou-se de sua carreira cedo, por motivos de saúde e morreu em 1917, devido a uma crise de insuficiência renal.
Oswaldo Cruz foi homenageado, ainda em vida, com a mudança do nome do Instituto Soroterápico Federal para Instituto Oswaldo Cruz, que permanece até hoje. Foi um nome importante na área da patologia e do sanitarismo, médico renomado internacionalmente e reconhecido no Brasil pelo seu trabalho no combate a epidemias.
*Letícia Lourencetti é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias