PREMIO DE PEDRO FELIX.jpg

Estudante de Biotecnologia do IPTSP/UFG recebe Segundo Lugar no Prêmio Nacional de Espeleologia

On 08/03/23 14:14 . Updated at 08/09/23 13:25 .

O artigo de Pedro Félix revela riqueza de espécies em Caverna do Cerrado Goiano

Texto: Marina Sousa

Fotos: Pedro Henrique Félix

 

Na última semana, a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMBio) promoveram o prestigiado 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), em Curitiba (PR). O evento foi palco de importantes descobertas e reconhecimentos no mundo da espeleologia. Entre os dias 26 a 29 de julho, o talentoso Pedro Henrique Félix, estudante de graduação em Biotecnologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), teve a honra de participar do evento e da solenidade de entrega do cobiçado prêmio de segundo lugar na categoria "Jovem Espeleólogo" do II Prêmio Nacional de Espeleologia - Michel Le Bret. O feito foi conquistado graças ao seu notável artigo "Mapa do tesouro: riqueza de espécies de Penicillium na caverna lapa do boqueirão do Cerrado Goiano". 

O orientador de Pedro Henrique Félix é o docente do IPTSP, Jadson Bezerra, que conta que a premiação destaca a relevância e excelência do trabalho desenvolvido pelo estudante, que trouxe valiosas contribuições para o conhecimento das espécies de Penicillium presentes na região. Pedro Henrique Félix relata que o 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia foi um momento muito enriquecedor. “Fiquei impressionado com a excelente organização do evento, que contribuiu para a fluidez das atividades e facilitou as interações entre os participantes. A cidade escolhida como sede do evento também desempenhou um papel fundamental, proporcionando um ambiente acolhedor e inspirador para todos os envolvidos”, conta o estudante. 

Solenidade de premiação 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia
Pedro Henrique Félix recebendo o prêmio

 

De acordo com a organização do evento, o prêmio foi criado para incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas à conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas. O prêmio leva o nome de Michel Le Bret, pois ele foi o  fundador da Sociedade Brasileira de Espeleologia e que trouxe importantes contribuições para a espeleologia brasileira, sua dedicação e talento são verdadeiros tesouros para a área. 

Pedro Felix e Jadson Bezerra
Docente, Jadson Bezerra e discente Pedro Henrique Félix com os prêmios

 

O reconhecimento conquistado por Pedro Henrique Félix é motivo de orgulho para a comunidade científica e para todos aqueles envolvidos com o estudo e preservação das cavernas brasileiras. O IPTSP parabeniza o jovem biotecnologista e espeleólogo por seu notável trabalho e conquista do segundo lugar no II Prêmio Nacional de Espeleologia - Michel Le Bret.

O docente Jadson Bezerra também esteve presente no evento e conquistou o 3° lugar do Concurso de Fotografia de Cavernas do 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), na categoria Macro: Espeleotemas e formações, com a foto “Coração petrificado”, que foi feita na Caverna Tarimba, Mambaí-GO e exposta na mostra fotográfica EspeloArte do congresso. 

 Coração petrificado.jpg
Coração petrificado, foto feita na Caverna Tarimba, Mambaí-GO, por Jadson Bezerra

 

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias Congresso Brasileiro de Espeleologia