
IPTSP tem quatro projetos aprovados pelo PROBEC e PROVEC 02/2023
Edital visa apoiar o desenvolvimento de Projetos de Extensão e Cultura das Unidades Acadêmicas da UFG
Texto: Marina Sousa
O projeto IPTSP Comunica, Memória da Saúde Mental em Goiás, Journal Club do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE) e 62° Show do Esqueleto são os projetos aprovados para Programa de Bolsas e Voluntariado de Extensão e Cultura (PROBEC e PROVEC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), divulgado ontem (21/06). O Edital PROEC Nº 02/2023 visa apoiar o desenvolvimento de Projetos de Extensão e Cultura das Unidades Acadêmicas, Unidades Acadêmicas Especiais e Órgãos da UFG e Programas Institucionais da UFG, com bolsas e voluntariados, a serem executados por discentes da graduação no período de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024 nas diversas áreas do conhecimento.
As bolsas terão um valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e serão concedidas pelo período de 12 (doze) meses. Elas estão distribuídas entre diferentes Áreas Temáticas Primárias, propostas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX).
Na área temática de Comunicação, o projeto IPTSP Comunica, coordenado pelo administrador, Álisson Pereira dos Santos, foi aprovado. Na área temática de Cultura, o projeto 62° Show do Esqueleto está sob a coordenação do professor do departamento de Saúde Coletiva, Monarko Nunes de Azevedo. O projeto Memória da Saúde Mental em Goiás, que se enquadra na categoria Direitos Humanos e Justiça, está sendo coordenado pela docente Larissa Arbués Carneiro, também do departamento de Saúde Coletiva. Por fim, o projeto Journal Club do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE) foi aprovado na temática de Saúde e tem como coordenadora a docente do Departamento de Saúde Funcional, Ruth Losada de Menezes.
Segundo Álisson Santos, coordenador do projeto IPTSP Comunica, as bolsas de estudo são importantes para projetos científicos e projetos de extensão, pois fornecem financiamento, incentivam o talento, promovem o desenvolvimento de habilidades, facilitam a colaboração e contribuem para o impacto social e o avanço do conhecimento.
Conheça mais sobre cada projeto:
Show do Esqueleto: O professor Monarko Nunes de Azevedo, do IPTSP, explica que o Show do Esqueleto é um evento cultural que teve início em 1962, criado por estudantes de Medicina. Atualmente, ele assume a coordenação do projeto de extensão que leva o nome do evento, organizado pelos próprios estudantes. O Show do Esqueleto é um teatro que substituiu os trotes violentos aplicados aos calouros do curso por uma recepção mais saudável, baseada no riso. Os próprios acadêmicos de medicina atuam nos quadros do espetáculo. Ao completar mais de 60 anos, o evento conta com milhares de participantes, incluindo renomados médicos e profissionais dos bastidores.
Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE): O objetivo principal deste grupo é realizar investigações nas áreas de Fisioterapia, Gerontologia (estudo do envelhecimento) e Funcionalidade Humana em diferentes fases da vida. Além disso, o Journal Club do GEPESFE visa promover discussões e compartilhar conhecimentos sobre Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Saúde Humana, contribuindo para a longevidade com mobilidade física, independência, autonomia e inclusão social.
Projeto Memória da Saúde Mental em Goiás: Este projeto está alinhado aos princípios do movimento da Luta Antimanicomial, que preza pelo cuidado em liberdade e pela promoção de direitos, autonomia e cidadania no campo da saúde mental. Também adota os princípios da nova museologia, utilizando o poder da memória para combater injustiças, reduzir desigualdades sociais, combater preconceitos e fortalecer a dignidade e a coesão social.
IPTSP Comunica: Esse projeto tem a responsabilidade de cuidar da comunicação interna e externa do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), em conformidade com os princípios da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG. Marina Sousa, jornalista integrante do projeto, destaca que o objetivo é estabelecer e manter uma imagem positiva em relação aos assuntos relacionados aos diferentes campos de atuação do IPTSP, como cursos de graduação, pós-graduação, órgãos complementares e laboratórios. Além disso, o projeto se dedica à produção de materiais de comunicação, como comunicados de imprensa, textos jornalísticos, apresentações, posts em redes sociais e outros conteúdos relevantes.
Esses projetos destacam-se por sua importância na área acadêmica e no cenário da saúde, cultura e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento, pesquisa e extensão, bem como para a disseminação de conhecimento e a promoção de uma sociedade mais informada e engajada.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias