conheca nossos programas

Conheça nossos programas de pós-graduação

On 06/07/23 09:10 . Updated at 06/07/23 13:29 .

IPTSP abriga quatro programas voltados para formação de mestres e doutores 

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente, abriga quatro programas de pós-graduação stricto sensu, ou seja, programas acadêmicos de nível superior voltados para a formação de pesquisadores e professores universitários que contribuem diretamente para o avanço do conhecimento científico. Portanto, se você busca atividades de pesquisa, produção científica, inovação e contribuir para o avanço de setores-chave, como saúde, biotecnologia, medicina tropical, saúde pública e Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro, não deixe de conhecer os nossos programas.

  • Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP)

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) foi criado em 1976 e se tornou uma referência na área de doenças infecciosas e parasitárias. Ao longo dos anos, o programa cresceu e obteve reconhecimento da CAPES, alcançando conceito seis (6) em suas avaliações. A missão do programa é formar recursos humanos altamente qualificados para o ensino, pesquisa científica e inovação tecnológica em Medicina Tropical e Saúde Pública. Seus objetivos incluem ser uma referência acadêmica e formar profissionais qualificados para a docência e produção de conhecimento de impacto na área. PPGMTSP oferece os cursos de mestrado e doutorado. 

Saiba mais em: https://posstrictosensu.iptsp.ufg.br/ 

  • Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)

Foi criado para diminuir as desigualdades regionais na área de Saúde Coletiva, fortalecendo a formação de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento, inovação e transformação das práticas na saúde. O programa busca qualificar a força de trabalho em saúde, com foco na área de Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde, por meio da interdisciplinaridade e produção de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, conta com parcerias com várias unidades acadêmicas da UFG, órgãos estaduais de saúde e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral é aumentar o potencial de geração, difusão e utilização do conhecimento científico na organização do trabalho no SUS. O mestrado profissional em Saúde Coletiva  foi criado em 2010 e já formou dezenas de profissionais e, atualmente, possui conceito 4 da Capes. 

Para saber mais visite o site do programa: https://pos-saudecoletiva.iptsp.ufg.br/ 

  • Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) 

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) oferece os cursos de mestrado e doutorado. O programa tem como objetivo formar profissionais multidisciplinares em Parasitologia, Imunologia e Microbiologia, buscando compreender melhor a fisiopatologia das infecções. Além disso, busca promover a pesquisa científica nessas áreas em Goiás e favorecer interações com outros programas e profissionais do Brasil e do exterior.

Além dos estudantes de mestrado e doutorado, o programa também recebe pós-doutorandos que realizam atividades de pesquisa e ensino, além de orientar alunos de iniciação científica. Durante o curso, os alunos dedicam a maior parte do tempo a disciplinas do programa e atividades de pesquisa nos laboratórios da UFG ou em instituições parceiras. Ficou interessado, então não deixe de visitar o site do PPGBRPH em: https://bioparasitohospedeiro.iptsp.ufg.br/ 

  • Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB)

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB) é um programa que surgiu por meio de uma associação em rede, chamada Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. A rede é composta por dez instituições, públicas e privadas, representando todos os estados da região Centro-Oeste do Brasil. A coordenação do curso é gerida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) e sua coordenação pedagógica fica no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) .

PPGBB só existe na modalidade de Doutorado e os objetivos do programa são formar doutores capazes de atuar em diversos campos de estudo da Biotecnologia e Biodiversidade. Busca aprofundar a formação científica, técnica e cultural dos estudantes, possibilitando contribuições originais e criativas na pesquisa científica e tecnológica, com ênfase na inovação e na formação de recursos humanos de alto nível.

A proposta visa integrar as instituições da região Centro-Oeste, envolvendo professores, orientadores, doutorandos e profissionais do setor produtivo. A ideia é promover esforços conjuntos e racionalizados, agregando conhecimento sobre a biodiversidade regional e desenvolvendo processos, produtos e serviços que contribuam para a bioindústria local e para o desenvolvimento sustentável da região. Destaca-se o estudo da biodiversidade regional para fins biotecnológicos, além de outros projetos voltados para o desenvolvimento da bioindústria em áreas como agropecuária, indústria farmacêutica, biocombustíveis, entre outras.

Um dos pontos importantes do programa é sua contribuição para a criação de uma cultura e de ambientes favoráveis ao empreendedorismo dos doutorandos, em parceria com as instituições de ensino superior e os governos locais. Isso inclui a geração de patentes e a criação de novos negócios, visando o aproveitamento econômico e social das descobertas e inovações geradas no âmbito do programa.

Saiba mais sobre o programa pelo seguinte endereço: https://pgbb.prpg.ufg.br/ 

A formação de pesquisadores começa com a escolha de um campo de estudo específico, que pode envolver diversas disciplinas dentro de uma área mais ampla do conhecimento, e é muito importante para que você, futuro candidato aos PPG’s, conheça a fundo sobre qual programa e linha de pesquisa você quer seguir. Certamente, o ingresso trará diversas experiências que proporcionarão o desenvolvimento de pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas e habilidades de comunicação científica. Venha viver a ciência conosco!

conheca nossos programas

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias