capa do site labmic.

Labimic da UFG promove evento sobre espectroscopia Raman

Em 29/05/23 08:59. Atualizada em 29/05/23 09:00.

Inscrições e submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 20 de junho

Texto: Marina Sousa

A espectroscopia Raman tenta observar e analisar as interações entre a luz e as vibrações moleculares de um material. Essa técnica é capaz de fornecer informações sobre as características estruturais, composição química e propriedades vibracionais das moléculas presentes em uma amostra, portanto se você é pesquisador, docente, discente ou ainda, curioso pelo tema e tem interesse em saber mais sobre o assunto, não perca a oportunidade de participar da palestra sobre “Uso da espectroscopia Raman no estudo de sistemas nanoestruturados aplicados à saúde humana”, com professor Sebastião William da Silva do Instituto de Física da Universidade Federal de Brasília (UnB), que acontecerá no dia 21 de junho,  a partir  das 13h30,no Anfiteatro II do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado no Câmpus Samambaia da UFG.

IX RAU LabMic e II RAU CRTI

A palestra faz parte da IX Reunião de Usuários do Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) e II Reunião Anual de Usuários do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). De acordo com a organização do evento, o  encontro  tem por objetivo proporcionar um momento para promover o debate científico, a troca de experiências e reforçar a relação entre os usuários e os laboratórios. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas em: https://encr.pw/HYRzR .

A professora do Instituto de Patologia e Saúde Pública (IPTSP),Liliana Borges de Menezes, que compõe o comitê gestor  do LabMic,  explica que o encontro também será um momento para que pesquisadores divulguem seus trabalhos científicos, visto que haverá a apresentação de pôster. Portanto, se você possui resumos que contemplem: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências exatas e da terra e Engenharias envolvendo o campo da microscopia submeta o seu resumo até o dia 20 de junho, pelo:https://encr.pw/HYRzR .

Histórico

O LabMic foi criado para implantar uma infraestrutura em microscopia de alta resolução no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, o laboratório conta com três microscópios de alta resolução: um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), marca JEOL, modelo JSM-6610, um Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM), marca JEOL, modelo JEM-2100 e um Microscópio de Força Atômica (AFM/STM), Agilent Techonogies 5500, o que torna o único no Estado de Goiás com essas características. O LabMic é gerido por um Comitê Gestor composto por cinco professores de diferentes unidades acadêmicas. Sua composição atual é a seguinte: Vice-reitor da UFG e membro do Instituto de Física (IF/FG); Professora do Instituto de Química (IQ/UFG),  Emília Celma de Oliveira Lima; Professor, Andris Figueiroa Bakuzis do Instituto de Física (IF/FG); Professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), Walquíria Arruda e professora Liliana Borges de Menezes do IPTSP.

Já o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um espaço multiusuário e multi-institucional criado em 2014 para apoiar e promover a realização de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando atender demandas de universidades, centros de pesquisa, empresas e governos. Sua implantação contou com financiamento da FINEP, FAPEG, UFG e de emendas parlamentares da bancada federal de Goiás.

CRTI conta com robusta e diversificada capacidade instrumental e recursos humanos dotados de qualificação técnica e científica, sendo capaz de responder a demandas tecnológicas e de pesquisas científicas de um amplo leque de áreas de conhecimento e de atividades econômicas, com diferentes níveis de complexidade.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP