Vem aí palestra sobre Esporotricose Felina

Em 26/05/23 10:13. Atualizada em 26/05/23 10:18.

Evento Gratuito: Encontro promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás e Prefeitura de Goiânia com apoio da UFG

Texto: Marina Sousa

O papel do médico-veterinário na vigilância da Esporotricose felina é o tema do encontro organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMVGO) e Prefeitura de Goiânia, que acontece na capital, no próximo dia 02 de junho (sexta-feira). O evento presencial é gratuito e voltado para profissionais da área e estudantes, interessados devem efetuar a inscrição pelo site: central-eventos.crmvgo.org.br. As vagas são limitadas.

Vem aí palestra sobre Esporotricose Felina

A  ação é realizada  em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Laboratório de Micologia (LabMicol) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e a Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG), que têm buscado  qualificar os profissionais da medicina veterinária e da saúde em geral sobre a importância do monitoramento desta doença.

A  esporotricose é uma micose causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que pode afetar animais e humanos e acomete especialmente gatos. Segundo dados do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), o fungo causador da esporotricose geralmente habita o solo, palhas, vegetais e também madeiras, podendo ser transmitido por meio de materiais contaminados, como farpas ou espinhos. Animais contaminados, em especial os gatos, também transmitem a doença, por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada.

O professor do IPTSP e também um dos docentes que compõem o quadro Labmicol, Thales Domingos Arantes, participa do evento com a palestra "Diagnóstico micológico na esporotricose", onde irá abordar técnicas laboratoriais (clássicas e moleculares) que realiza para o diagnóstico da  zoonose desde 2016, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio do CNPq.

Pesquisa

Recentemente o docente do IPTSP, Thales Domingos Arantes teve seu projeto "Diagnóstico, georreferenciamento e genotipagem de fungos do gênero Sporothrix associados a casos de esporotricose de perfil zoonótico no estado de Goiás" aprovado em edital de chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), pelo Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica. Ele explica que ter a pesquisa aprovada torna o Labmicol centro de referência de diagnóstico laboratorial de casos de Esporotricose animal atendidos pelo Centro de Zoonoses Goiânia, haja visto que o Laboratório tem uma parceria com a Diretoria de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Goiânia, estabelecida desde o final de 2021. Portanto, não perca essa oportunidade. Participe!

Confira a programação:

programação 1

evento 2.png

Serviços:

Dia: 02 de junho

Horário: Das 8h30 às 17h30

Local: Auditório CRMV-GO (  Av. Universitária Qd. 113a, 0 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-010)

Inscrições de 22/05 à 31/05

Certificado: 8 horas