museu da saude mental lançamento.jpg

Site do Museu da Saúde Mental de Goiás é lançado nesta sexta-feira (19)

On 05/16/23 23:16 . Updated at 05/17/23 09:53 .

Projeto é coordenado por docente do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP

Texto: Marina Sousa

Na Semana do dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, junto à programação da Semana Nacional dos Museus, o Museu Antropológico (MA/UFG) acolhe o lançamento do site do projeto Memória - O Museu da Saúde Mental de Goiás pelo canal do Youtube do MA, às 10h, no dia 19 de maio (sexta-feira). A coordenadora do projeto, Larissa Arbués Carneiro, docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), e Pablo Lisboa, docente da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), estarão presentes durante a transmissão.

lançamento do site Museu da Saúde Mental de Goiás

O Museu da Saúde Mental de Goiás, agrega um repositório com acervos diversos sobre a história do tema no Estado de Goiás e que se propõe a ser um museu virtual, aberto, social e popular, com o objetivo de dar visibilidade e acesso às produções acadêmicas, documentais, culturais e de salvaguarda da memória da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial. O projeto possui coordenação vinculada ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC-UFG), Museu Antropológico (MA), Fórum Goiano de Saúde Mental e Coletivo Desencuca, além da parceria com outras unidades acadêmicas da UFG, entidades, instituições e movimentos sociais.

O movimento antimanicomial no Brasil, que surgiu na década de 1980, trouxe consigo o lema "por uma sociedade sem manicômios" e marcou uma mudança significativa no tratamento da "loucura". A professora Arbués destaca que esse movimento busca valorizar a autonomia e a dignidade das pessoas com transtornos mentais, promovendo sua reintegração na sociedade e respeitando seus direitos.

Visite o site em: https://museusaudemental.iptsp.ufg.br/

Serviços:

Lançamento do site: Museu da Saúde Mental de Goiás

Dia: 19 de maio (sexta-feira)

Onde: @MuseuAntropologicoUFG no Youtube

Evento aberto ao público

Participe!

Conheça a equipe que integra o projeto:

Equipe executora 2022/2023:

Docentes:

Larissa Arbués Carneiro (IPTSP/UFG) – Coordenação

Fernanda Costa Nunes (IPTSP/UFG)

Eduardo Sugizaki (PUC Goiás)

Gardênia de Souza Furtado Lemos (FE/Psicologia/UFG)

Nathalia dos Santos Silva (FEN/UFG)

Eder Mendes de Paula (História/UFJ)

Rildo Bento de Souza (FCS/UFG)

Mary Anne de Souza Alves França (IPTSP/UFG)

Discentes

Bianca Etrozi (PPGSC/UFG)

Lara Braga (PPGSC/UFG)

Ronivaldo de Oliveira Rego Santos (PPGH/UFG)

Maria Clara Jorge Jardim (PROVEC – medicina/UFG)

Lorena Alves de Medeiros (PROBEC – psicologia/UFG)

Julia Português Almeida (IC – medicina/UFG)

Milena Fontes Monteiro (IC – psicologia/UFG)

Técnicos

Adelino Adilson de Carvalho (Museu Antropológico)

Rossana Klippel de Souza José (Museu Antropológico)

Comunidade

Heloiza Helena Mendonça Massanaro (Coletivo Desencuca e Fórum Goiano de Saúde Mental) – vice-coordenadora

Isabel Clímaco Mattos (SMS Goiânia e Coletivo Desencuca)

Glaucio Roberto Bianchetti do Amaral (SMS Goiânia)

Linamar Teixeira de Amorim (NESC/UFG)

Lucilene Santana Fernandes (SES Goiás)

Estudantes integrantes do projeto em momentos anteriores: Eliza da Silva Santos, Vitória Soares Pereira, Marilia Fernanda Sabino de Sousa, Sara Ribeiro Duarte e Leonardo da Silva Rocha, Paola Gomes, Aline Fonseca de Almeida, Carolina as Silva Bezerra, Edilson de Oliveira Lucena.

Agradecimentos ao apoio e suporte:  museóloga Lara Pelhus Gomes Claudino, psicóloga Larissa Rodrigues Moreira, Cecília Kanda, prof. Fabio Fabião Lisboa, prof. Heitor Pasquim.

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias