sol é para todos

Estudantes da UFG lideram campanha beneficente para pesquisa sobre Xeroderma Pigmentoso

Em 10/05/23 16:36. Atualizada em 10/05/23 16:39.

Equipe de Biologia Sintética da UFG busca arrecadar fundos para competir em evento internacional e continuar pesquisando a doença

Texto: Marina Sousa

Os estudantes dos cursos de Biotecnologia, Biomedicina e Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão liderando a campanha beneficente "O Sol é para Todos" para arrecadar fundos e participar da competição iGEM Design League do MIT (Massachusetts Institute of Technology - EUA). A equipe precisa levantar U$1500 para cobrir a taxa de inscrição do evento, que é voltado para estudantes latino-americanos interessados em utilizar a ciência e a inovação para resolver problemas reais em suas comunidades. Os estudantes fazem parte da Equipe de Biologia Sintética da UFG, liderada pelo professor André Kipnis do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), que está focada em pesquisa e estudo sobre o Xeroderma Pigmentoso (XP). A equipe busca apoio da comunidade para alcançar seu objetivo de representar a UFG na competição internacional.

Apresentação semana de integração
Os estudantes buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas com Xeroderma Pigmentoso por meio da campanha e da luta pela causa. Foto:Divulgação

O Sol é para todos faz alusão a doença genética cutânea chamada de  Xeroderma Pigmentoso (XP). O grupo está se dedicando a desenvolver um processo ou produto baseado em Biologia Sintética para o combate à doença.  O XP é uma doença genética rara causada por danos no sistema de reparo do DNA, os quais levam aos portadores do XP a uma alta sensibilidade à luz UV. Devido a essa sensibilidade, o desenvolvimento de câncer de pele, como o melanoma, se torna muito mais frequente e a qualidade de vida dessas pessoas decai consideravelmente. A doença afeta 1 pessoa a cada 1 milhão nos Estados Unidos e Canadá, 1 pessoa a cada 22 mil no Japão e 1 pessoa a cada 40 na comunidade de Araras, povoado do município de Faina, localizado na região noroeste de Goiás, Araras tem a maior incidência de XP no mundo. Devido a essa grande problemática e o papel de Goiás no combate ao XP, a Equipe de Biologia Sintética da UFG objetiva o desenvolvimento de uma solução ao XP, a realização de trabalhos sociais junto a comunidade de Araras e a conexão  com o ecossistema de inovação em Biologia Sintética mundial.

De acordo com o estudante de Biotecnologia, Arthur Alves Coelho, que integra o grupo, no Brasil, somente cinco estados já participaram da competição: "O nosso objetivo é ser o primeiro grupo de Biologia Sintética de Goiás a representar o nosso estado mundialmente. Caso vitoriosos na competição, o nosso projeto possui grandes chances de receber apoios empresariais ou de instituições nacionais e internacionais de fomento à inovação. Ele complementa que todo dinheiro excedente ao valor da inscrição que for arrecadado será doado a ONGs de apoio a comunidade de portadores de Xeroderma Pigmentoso. O grupo ressalta que o nome da campanha faz uma alusão à árdua jornada dos portadores de XP que precisam evitar a exposição da pele ao Sol, e por conta disso, são afetados por inúmeras complicações no desenvolvimento de atividades profissionais e sociais. Com a campanha e a luta pela causa, os estudantes pretendem unir esforços para que as pessoas acometidas por Xeroderma Pigmentoso possam levar a vida de maneira mais digna possível e não precisem ser prisioneiras do Sol.

Criado no ano de 2023, o grupo conta com a participação dos seguintes estudantes: Jhenyfer Elíria Brachmann (Biomedicina); Da Biotecnologia: Alexandre Nascimento Santos; Arthur Alves Coelho; Bianca Cornélio; Cleiton Jose de Sousa; Eduarda Pereira Soares Dias; Jaqueline Cardoso Conrado Jacintho e George Barreto Bonfim ( Medicina).

Quer saber como ajudar ?

Faça a sua doação e ajude a compartilhar esta campanha:

E siga o grupo pelo perfil no Instagram: @bs_ufg

O Sol é para todos 2