
Projeto Vivendo Ciências leva alunos do ensino médio ao IPTSP
Iniciativa busca despertar interesse por experiências práticas e imersão no mundo científico
Texto: Marina Sousa
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) recebeu nesta primeira quinzena de maio, estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) - unidade Jardim Guanabara, localizado em Goiânia, para mais uma edição do projeto Vivendo Ciências. O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino médio a oportunidade de visitar alguns laboratórios de pesquisa do Instituto. Haja vista que, a área de ciências biológicas é de extrema importância no currículo escolar, pois é através do estudo da biologia, que os alunos podem entender a organização, funcionamento e interações dos seres vivos, bem como as implicações das atividades humanas sobre o meio ambiente.

A iniciativa é coordenada pelo professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Milton Adriano Pelli de Oliveira que ministra a disciplina de Integração Pós-Graduação e Educação no Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH). Além de proporcionar experiências práticas e imersão no mundo científico para alunos do ensino médio, o projeto Vivendo Ciências visa promover a troca de conhecimentos entre os discentes da pós-graduação e os estudantes da educação básica, incentivando a discussão científica. Para complementar essa proposta, os alunos são convidados a produzir posters sobre as visitas aos laboratórios e a aprender a elaborar perguntas científicas relacionadas ao tema escolhido, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa do aprendizado.

Colaboram com o projeto os docentes do IPTSP, Thiago, Lopes Rocha, Éverton Kort Kamp, Jadson Bezerra, André Correia Amaral, Siome Gonçalves da Fonseca, a técnica-administrativa, Viviane Lopes Rocha e a coordenadora de ensino do CEPMG, Kelly Cristine Rios e ainda discentes do PPGBRPH que têm promovido as palestras na escola e coordenando as visitas guiadas aos laboratórios.

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira relata que a visita dos estudantes do ensino médio aos laboratórios do instituto pode ser uma excelente oportunidade para explorarem possíveis carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, saúde e inovação. “É uma experiência enriquecedora para os estudantes, pois permite que eles aprendam de maneira prática e desenvolvam habilidades importantes para suas futuras carreiras. Além de ser uma grande alegria ver o espaço da Universidade ocupado por eles”, finaliza a diretora.
Veja algumas fotos da imersão científica:
Source: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categories: Notícias