
Importância do acolhimento na universidade: Integrando os novos discentes à vida acadêmica
Conheça os detalhes do evento de integração para novos estudantes no IPTSP, realizado em 17/4
Texto e foto: Marina Sousa
Novos estudantes dos cursos de graduação em Biotecnologia e de Fisioterapia foram recepcionados, hoje (17/04), no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), pela diretoria do instituto, coordenadores de curso e membros da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Como parte da programação, o projeto de extensão Musiversidade e Saúde, coordenado pelo professor do IPTSP, Jonathas Xavier, realizou um show bem alto astral que encantou a todos com músicas de Lulu Santos, Roberto Carlos, Djavan e outros. As discentes Bárbara Bernadelli (Fisioterapia) e Ana Clara Antunes (Biotecnologia) falaram da importância dos respectivos cursos e de como é importante que os novos estudantes possam conhecer e aproveitar tudo o que a universidade pode oferecer, pois os cursos abrem muitas portas e é preciso estar disposto a buscar novos horizontes.
Compuseram a mesa da solenidade a diretoria do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, a vice-diretora, Megmar Aparecida dos Santos Carneiro; Coordenadora do curso de Biotecnologia, Adelair Helena dos Santos; Coordenadora do curso de Fisioterapia, Patrícia de Sá Barros, representante do IPTSP na PRAE, professora Fernanda Costa Nunes; Diretoria do Núcleo de Acessibilidade da Secretaria de Inclusão, Ana Claudia Antonio Maranhão Sá e as discentes Bárbara Bernadelli (Fisioterapia) e Ana Clara Antunes (Biotecnologia).

O acolhimento visa auxiliar os estudantes calouros a conhecer mais um pouco sobre a Universidade, alinhar as expectativas e de certo modo, a superar desafios, proporcionando assim, um ambiente acolhedor e empático, que estimule a integração e a socialização dos novos alunos, explica a diretoria do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira.
Como parte da programação, a psicóloga e professora Tatiana Silva D. Lemos do projeto Saudavelmente da PRAE, proferiu uma palestra sobre saúde mental para os discentes, e falou sobre a importância de realizar atividades como esta, pois quando os estudantes se sentem integrados e acolhidos, eles tendem a se envolver mais com as atividades acadêmicas, e a desenvolverem relacionamentos interpessoais mais saudáveis bem como a construírem uma rede de apoio que pode ser fundamental para o sucesso acadêmico e profissional.
Confira as fotos do evento:
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias