Banner do YouTube economia da saude (2) (1).jpg

Estimativas de custos em saúde e o método TDABC

Em 06/04/23 09:25. Atualizada em 06/04/23 11:32.

Assista ao vídeo da pesquisadora Ana Paula Beck da Silva Etges sobre a estimação do uso recursos para tomadas de decisão eficazes em programas de saúde

Texto e edição: Marina Sousa

Através das avaliações econômicas em saúde é possível estimar os benefícios clínicos e custos com uma tecnologia em saúde para o planejamento dentro do sistemas de saúde e sociedade. A mensuração dos custos diretos e indiretos é parte fundamental desse processo. Dentro da metodologia de microcusteio o método de custeio baseado em atividades e tempo ou Time-Driven Activity Based Costing (TDABC) vem sendo bastante utilizado, nele o custo é detalhado a nível de paciente a partir do consumo de recursos tornando a mensuração mais acurada.

O Time-Driven Activity Based Costing (TDABC) é uma metodologia de custeio que visa melhorar a gestão estratégica de custos, definindo assim, os gastos e despesas de modo mais rápido e simplificado. A técnica é considerada o padrão-ouro em estudos sobre micro custeios, por diversos motivos, como por exemplo, na identificação sobre o tempo necessário para analisar a atividade de serviço, foco no valor de cada procedimento com um paciente em um centro médico, maior precisão na atribuição de custos, haja vista que o TDABC permite uma atribuição precisa dos custos e de  produtos, e ainda, pode auxiliar os gestores de saúde, com o gerenciamento e alocação de recursos de modo mais eficiente.

Para contextualizar a metodologia, acompanhe a seguir o vídeo com a Professora Ana Paula Beck da Silva Etges, do Curso de Especialização em Economia da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG),  em parceria com o Ministério da Saúde (MS), sobre  a metodologia TDABC em estudo de micro custeio. Ela apresenta um exemplo prático com o passo a passo de TDABC seguindo oito etapas, como é o planejamento e alocação de recursos que ajudam a determinar quanto de dinheiro é necessário para fornecer determinados serviços de saúde, avaliação de políticas de saúde e estimativas. “Saúde não tem preço, mas tem custo. E buscar usar os meios disponíveis para viabilizar uma melhor medição e controle de custos é de extrema relevância para a sustentabilidade do sistema de saúde”, ressalta Ana Paula Beck da Silva Etges, que também é  pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde CNPq (IATS) em projetos de gestão de saúde baseada em valor e métodos de análise econômica. O vídeo faz parte do material didático do Curso de Especialização em Economia da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG),  em parceria com o MS.

Banner do YouTube economia da saude (2) (1).jpg
Para ver o vídeo basta clicar na imagem

Ana Paula Beck da Silva Etges é Professora Adjunta da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde CNPq (IATS) em projetos de gestão de saúde baseada em valor e métodos de análise econômica e de custos e também docente do Curso de Especialização em Economia da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela possui graduação em engenharia de produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

Para saber mais:

Artigo -An 8-step framework for implementing time-driven activity-based costing in healthcare studies: