vamos falar sobre tuberculose - final

Vamos falar sobre Tuberculose?

Em 31/03/23 11:43. Atualizada em 31/03/23 11:43.

Confira o último vídeo da série com a docente da FEN. A campanha teve a participação de 10 pesquisadores que discutiram temas variadas sobre a TB

Texto e edição: Marina Sousa

Colaboração: Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose e micobacterioses

 

No último vídeo da série “ Vamos Falar de Tuberculose”, temos a participação da docente, Roxana Isabel Cardozo Gonzalez, da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), que aborda sobre  duas importante pesquisa desenvolvidas na FEN, sobre Tuberculose, sendo elas   pesquisa sobre a Repercussão da Pandemia  de Covid-19 nas ações de controle da Tuberculose , no âmbito da atenção primária à Saúde, financiada pelo CNPq, e a segunda pesquisa, que trata sobre o rastreamento da exposição do Mycobacterium tuberculosis que está integrada ao grupo NECAIH (Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Cuidados com Agravos Infecciosos com ênfase em Hepatites Virais) da FEN. Os estudos são voltados às metas de eliminação da Tuberculose como problema de Saúde Público no Brasil e no mundo. O vídeo também conta com a participação de alunos de iniciação científica que integram essas pesquisas. 

No Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) há a Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose e micobacterioses (RGPTB) que também trabalha com pesquisas voltadas para a Tuberculose, principalmente estudos voltados com vacinas, haja vista que segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença ainda é um grande problema de saúde pública em todas as partes do mundo. E por esses motivos que é tão importante, o desenvolvimento de novas pesquisas científicas e  o desenvolvimento de novas vacinas para a tuberculose, pois uma vacina mais eficaz poderia reduzir significativamente a carga da doença, especialmente em países de baixa renda e isso ajudaria a prevenir a emergência de cepas resistentes às drogas da bactéria Mycobacterium tuberculosis. 

Ação

Durante todo o mês de março, foram vinculados na conta do Instagram do IPTSP (@iptsp_ufg) e da Rede Goiana de Pesquisa em Tuberculose e micobacterioses (@RGPTB) vídeos com dez pesquisadores, docentes e profissionais da saúde que trabalham com a tuberculose. Ao todo foram publicados 12 vídeos, que alcançaram mais de 8 mil visualizações durante o mês de março, com temas sobre epidemiologia, diagnóstico, índice de mortalidade, tratamento da TB, coinfecção TB e HIV, desafios no combate à Tuberculose devido à pandemia de Covid-19, vacinas e pesquisas.

 Os vídeos produzidos pela RGPTB foram de grande impacto e recheados de informações sobre os desafios envolvidos no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para a tuberculose, uma vez que a resistência às drogas utilizadas atualmente é um problema crescente, além das pesquisas científicas  que são  fundamentais para entender a patogênese da tuberculose, ou seja, como a bactéria Mycobacterium tuberculosis causa a doença e como ela se espalha pelo corpo, o que pode levar a novas abordagens terapêuticas e estratégias de prevenção. O material audiovisual pode ser conferido no perfil do Instagram do IPTSP e da RGPTB -  que teve o objetivo de abordar neste mês de março, mês sobre a conscientização e combate à TB, sobre a importância de discutir cada vez mais sobre a doença, bem como de ilustrar que é por meio da pesquisa científica que se pode buscar o desenvolvimento de novos tratamentos para  a doença que ainda faz muitas vítimas em todo mundo. E lembre-se: a TB tem cura!

 

Confira a seguir os vídeos publicados:

 

Dra. Marília Turchi (IPTSP/UFG) -Tuberculose multirresistente (TB-MDR) e Covid- 19

Dra. Amanda da Rocha Oliveira Cardoso (HC/UFG) - Sini e Sintomas da TB

Drª Silvana Spíndola de Miranda (UFMG) - Diagnóstico da TB

Dr. André Kipnis (IPTSP/UFG) - Epidemiologia

Dra Adeliane Castro da Costa ( Estácio de Sá -GO) - Índices de mortalidade de TB

Dra.  Anete Trajman (UFRJ) - Prevenção da Tuberculose

Dr. Marcelo Fouad Rabahi (FM/UFG) - Tratamento da Tuberculose e Acompanhamento

Dr. André Kipnis (IPTSP/UFG) - Coinfecção TB e HIV 

Drª Ana Paula Junqueira Kipnis (IPTSP/UFG) - Vacinas Parte 1

Dr. João Alves Araújo Filho (IPTSP/UFG) - Tratamento para Tuberculose Multirresistente (TB-MDR) 

Drª Ana Paula Junqueira Kipnis (IPTSP/UFG) - Vacinas Parte 2

Dra. Roxana Isabel Cardozo Gonzalez (FEN/UFG) - Pesquisas de TB na FEN/UFG

 

Tuberculose - campanha

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias