
Cenários vivenciados por profissionais da saúde durante a Pandemia de Covid-19 é discutido em webinário
Encontro acontece no próximo dia 21 de março, pelo ZOOM
Texto: Marina Sousa
“Violência contra profissionais de Saúde em tempos pandêmicos: desafios e proposições” é tema do Webinário que acontece no próximo dia 21 de março, das 14h às 16h, pela plataforma ZOOM, de modo gratuito. O encontro é resultado de uma pesquisa coordenada pela professora, Cinira Magali Fortuna da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e da professora María José García Oramas da Facultad de Psicología de la Universidad Veracruzana, no México. Os estudos contam com a participação das docentes do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Fabiana Ribeiro Santana, membro do Departamento de Saúde Coletiva, da professora, Thaís Rocha Assis do Departamento de Saúde Funcional e da professora Naraiana de Oliveira Tavares do curso de Psicologia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
De acordo com a docente do IPTSP, Fabiana Ribeiro Santana, o objetivo da pesquisa foi analisar a vivência dos profissionais de saúde, especialmente mulheres, durante a pandemia de Covid-19 quanto aos aspectos da violência. “Profissionais, mulheres, principalmente enfermeiras, têm sido expostas a consequências psicológicas no que concerne tanto a violência sexual, de gênero e pelo assédio moral no ambiente de trabalho”, explica a docente. Portanto, é fundamental a produção de estudos relacionados a violência contra profissionais de saúde através de dispositivos que facilitem a expressão e visualização do problema pelos gestores, usuários, formuladores de políticas e profissionais de saúde, para melhor compreensão e enfrentamento desse complexo fenômeno, reforça Fabiana Ribeiro Santana.
No webnário “Violência contra profissionais de Saúde em tempos pandêmicos: desafios e proposições” serão apresentados e discutidos os principais dados da pesquisa e traçadas diretrizes para o enfrentamento da violência contra os profissionais de saúde. A pesquisa envolveu profissionais de saúde dos municípios de Senhor do Bonfim; Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), Pontal (BA), e de Xalapa, Huazunthán e Oxaca localizadas no estado de Veracruz, no México. A professora Fabiana Ribeiro Santana conta que coordenou o grupo de pesquisa de Goiânia em parceria com a docentes da UFG.
Serviços:
Data: 21/03/2023
Horário: 14:00 às 16:00 horas (Brasil) e das 11 às 13:00 (México)
Local: plataforma Zoom
Link zoom:
https://usp-br.zoom.us/j/86258203436?pwd=aStQM2NheVFLUXJINHBLc1JkKzFrdz09
* Não é necessário inscrição prévia para participar do evento.
*As inscrições serão feitas no evento e será fornecido certificado aos participantes.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias Departamento de Saúde Coletiva