Conselho Diretor do IPTSP delibera tratativas internas

Conselho Diretor do IPTSP delibera tratativas internas

On 02/27/23 14:46 . Updated at 02/27/23 14:57 .

Prazo para submissão de chapa de novo coordenador de Biotecnologia segue até dia 3 de março

Texto e foto: Marina Sousa

Processo de seleção de coordenador de graduação do Curso de Biotecnologia, detalhamento financeiro do Laboratório Profª Margarida Dobler Komma, indicados à homenagem do Consuni 2022 e resultado do concurso público destinado para professor efetivo de Fisioterapia foram alguns dos assuntos tratadas durante a última reunião do Conselho Diretor (CD), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), que ocorreu dia 16 de fevereiro.

Conselho Diretor (CD)
Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida e vice-diretora, Megmar Carneiro

 

A comissão organizadora do concurso de Fisioterapia informou que as vagas destinadas às áreas de  Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, Recursos Terapêuticos e Fisioterapia do Trabalho e de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular, Imagenologia e Exames Complementares foram homologadas e que a realização de concurso público de provas e títulos foi um sucesso, restando agora os trâmites burocráticos para a posse dos futuros docentes. De acordo com diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira a realização do concurso foi uma importante realização, visto que o curso de Fisioterapia foi criado recentemente, “ A Fisioterapia vai ampliar o escopo do IPTSP, pois além da chegada de novos docentes, teremos no futuro breve a ampliação de carga horária e a criação de espaços laboratoriais para atender a demanda do graduação, logo isso é muito enriquecedor para a nossa instituição. Quero aqui também agradecer todo o empenho da comissão do concurso, da secretaria administrativa, pois todo o trâmite do processo foi executado com muito sucesso e empenho de todos”, declara a diretora do IPTSP.

Seguindo a agenda do CD, foi apresentado o novo modelo de processo de seleção para a escolha de coordenador de graduação do curso de Biotecnologia, baseado no novo regimento interno do IPTSP. A normativa agora passa por algumas etapas que inclui a abertura de inscrições de chapas de docentes interessados a concorrerem ao cargo, bem como consulta pública aberta a toda a comunidade do IPTSP, chegando a  apreciação e homologação da chapa escolhida pela comunidade no Conselho Diretor por maioria simples, observada a presença de quorum regimental. Os interessados em participar, devem inscrever a chapa para o cargo de Coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) de Graduação em Biotecnologia até o dia 03 de março. 

Foi aprovado ainda, a reestruturação do Projeto Pedagógico (PPC) do Curso de Biotecnologia - segundo a diretora, Flávia Aparecida de Oliveira a reestruturação mostra como o curso é dinâmico e de como foi bem aceito. “ Nosso curso tem conceito nora 5 da Capes e isso mostra o quanto nós temos conquistados com o aprimoramento do curso numa área que inova muito rápido”.

Outro informe dado foi sobre o preenchimento da Plataforma Sucupira do Ministério da Educação, em que os coordenadores da pós-graduação precisam enviar dados dos respectivos programas para a plataforma que tem o objetivo de assegurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país - o envio dos dados deve ser feito até o dia 14 de março de 2023. O reajuste anunciado pelo governo federal de bolsas do CNPq da Capes também foi rememorado durante a reunião, haja vista que o último reajuste nos valores das bolsas ocorreu em 2013. 

O balanço financeiro do Laboratório Professora Margarida Dobler Komma (LMDK) também foi apresentado aos conselheiros. Ele atende o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de encaminhamentos procedentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia e a direção vem buscando potencializar as ações por meio de novas parcerias. Atualmente, o LMDK realiza diversos exames nas áreas de: bioquímica, imunologia, hematologia, parasitologia, micobactéria, micologia e entre outros. Além disso, desde o início de 2022 o laboratório está a serviço da comunidade universária para realização de testes Covid-19. Todavia, o laboratório passa por desafios financeiras motivados, principalmente, por falta de reajuste no valor dos exames da tabela de procedimento do SUS e aumento de custo dos reagentes.

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias