Exposição na BC.jpg

Exposição fotográfica Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo estreia em abril na Biblioteca Central da UFG

On 02/27/23 11:04 . Updated at 02/27/23 14:59 .

Ação vai integrar a agenda de comemoração dos 50 anos da BC

Texto: Marina Sousa

 

Como parte das atividades de celebração dos 50 anos da Biblioteca Central (BC) Prof. Alpheu da Veiga Jardim, a Exposição Fotográfica "Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo”, entra em cartaz no hall da BC, localizada no Câmpus Samambaia, a partir do dia 17 de abril. E para essa mostra novas fotografias serão adicionadas à exposição - “ Com o passar do tempo, fomos recebendo fotos de outras  pessoas que viram a nossa mostra e que agora mandam pra gente, e isso é muito legal, pois despertou a curiosidade e interesse sobre os fungos - e agora com a exposição na Biblioteca Central será mais uma oportunidade de mais pessoas conhecerem esse universo encantador da Micologia”, conta um dos organizadores da exposição, o docente do IPTSP, Jadson Bezerra.

O convite foi feito pela equipe de assessoria de comunicação da BC, Lillian Franczak  e Simone Azevedo, tendo em vista que o espaço da biblioteca é frequentemente utilizado para montagem de exposições artísticas e culturais, o que abarca o fomento da cultura e disseminação de conhecimento. 

 Exposição na BC.jpg

“No ano comemorativo do Jubileu de Ouro da Biblioteca Central temos como objetivo oferecer os mais diversos eventos, pois a biblioteca é plural e permeia todas as áreas do conhecimento. Assim, a exposição é mais um dos presentes que iremos oferecer aos nossos usuários que constroem e fazem parte dos 50 anos da Biblioteca Central”. Declara a Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFG, Adriana Ribeiro.

A exposição “Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo” conta com registros de discentes, docentes e pesquisadores do IPTSP e da UFG e de outras instituições como a Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e  a UFPE. Os autores são:  Francisco J. Simões Calaça (UEG); Jadson Bezerra (IPTSP/UFG); José F. S. A. dos Prazeres (UFPE); Jefferson Brendon A. dos Reis (UnB); Marina Sousa (IPTSP/UFG); Pedro Henrique F. de Oliveira (IPTSP/UFG); Renato Felipe F. Franco (IPTSP/UFG) e Tatiane Mendonça da Silva (FF/UFG). A mostra levou em consideração a importância e impacto científico que esses microorganismo tem na vida humana, animal e do meio ambiente, pois os fungos são organismos que cumprem um papel fundamental na natureza, atuam como decompositores da matéria orgânica - devolvendo assim -  diversos nutrientes ao meio ambiente. Suas aplicações são inúmeras, como na biotecnologia, na indústria farmacêutica e alimentícia, no meio ambiente e na saúde animal, além disso, eles ainda podem causar doenças em plantas e animais. 

A curadoria e organização  da exposição foi realizada pelo professor e doutor em Biologia de Fungos, Jadson Bezerra do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e pela jornalista e fotógrafa do Instituto, Marina Sousa. 

Visita da comissão à BC
Visita dos organizadores à Biblioteca Central da UFG, a convite da Comissão de Comunicação da BC

 

 

Serviços:

“Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo”

Data: 17/04 a 19/05

Local: Biblioteca Central Prof. Alpheu da Veiga Jardim no Campus Samambaia da UFG, Av. Esperança, s/n - Chácaras Califórnia, Goiânia - GO, 75804-090

Horário: das 7h30 às 22h 

Entrada gratuita

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias Exposição fotográfica Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo