I Seminário Goianiense sobre controle do tabagismo

Vem aí o I Seminário Goianiense sobre o Controle do Tabagismo

Em 23/02/23 11:44. Atualizada em 23/02/23 12:00.

Confira a programação do evento que acontece em parceria com SMS-Go

Texto: Marina Sousa

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG) informa que entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março, acontece o I Seminário Goianiense sobre o Controle do Tabagismo: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia. A ação é organizada pelo Grupo de Aprendizagem Tutorial (GAT) 3 - do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Gestão e Assistência UFG  e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS-Go), cuja coordenação do GAT 3 é da docente do IPTSP, Thais Rocha Assis .

O evento é gratuito e tem como público alvo os servidores da SMS-Go, porém interessados podem participar da ação e se inscrever por este LINK. O GAT 3 tem como temática  de trabalho a reorganização da rede de atenção à saúde pós-covid, com foco nos grupos de controle do tabaco, juntamente com a realização das práticas integrativas e complementares em saúde.

O seminário acontece em colaboração com a Gerência de Atenção às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) da SMS-Go - nesta primeira edição, a programação do primeiro dia será transmitida pelo canal da UFG Oficial no Youtube, a partir das 17h, e contará com a participação da coordenadora-geral do PET- Saúde Gestão e Assistência, Ana Lúcia Alves Carneiro da Silva; Preceptora do GAT 3, Joselma Dias da Silva, com o lançamento do Grupo de Tabagismo OxigenAr e depoimentos dos usuários e do  tutor do GAT 3 e docente do IPTSP/UFG, Max Moura de Oliveira com a apresentação do boletim epidemiológico “Magnitude do Tabagismo em Goiânia.

Haverá ainda, a Palestra Magna sobre a “Utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)” com a enfermeira e servidora da secretaria, Ana Célia Coelho Melo. Finalizando o primeiro dia de atividades, a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da SMS-Go, Angelita Evaristo Barbosa Pontes apresentará “Programa Municipal de Controle do Tabagismo, 2012: uma experiência exitosa”, e a gerente de atenção às DCNT, Daniela Teixeira Siqueira Braga, discursa sobre “Como está a situação dos grupos de controle do tabagismo em Goiânia ?”.

No segundo dia, 1° de março,  o encontro do I Seminário Goianiense sobre o Controle do Tabagismo será na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), e começará a partir das 8h, com o acolhimento dos presentes e práticas de corporais e de auriculoterapia  com o terapeuta Lian Gong. As atividades de dinâmica e discussões começam a partir das 9h e seguem até as 14h, com rodas de conversas que trazem os seguintes temas: “ Programa de Controle do Tabagismo de Goiânia: um cuidado necessário, com Angelita Evaristo Barbosa Pontes; “ Desafios na gestão dos grupos de controle do tabagismo e a utilização das PICS como ferramenta", com Ana Cecília Coelho de  Melo e Joselma Dias da Silva e por fim, “ Perspectivas para implementação do Programa de Controle do Tabagismo em Goiânia na atual conjuntura de organização da rede de atenção à Saúde”, com Daniela Teixeira Siqueira Braga. Participe.

Programação:

PET_Programação-1.png

PET_Programação_2.png

Serviços:

I Seminário  Goianiense sobre o Controle do Tabagismo: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia

Dia: 28/02 - online (Canal da UFG no Youtube) e

Dia:01/03 - presencial - A partir das 8h até as 17h na Faculdade de Enfermagem da UFG (salas 1,2 e 3) - Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Leste Universitário.

Inscrições abertas - aqui

Evento gratuito com emissão de certificado

Categorias: Notícias Pet-Saúde