
Docente da UFG publica livro sobre Educação Permanente em Saúde
Lançamento é nesta sexta-feira (10/02), na livraria Palavrear
Texto: Marina Sousa
Educação Permanente em Saúde (EPS): análise e crítica é o nome do livro da docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), Cristiana Lemos que também é doutora em Educação e militante em defesa dos Sistema Único de Saúde (SUS), que será lançado nesta sexta-feira (10/02), a partir das 18h, na livraria Palavrear, localizada no setor Leste Universitário.

A publicação visa uma compreensão crítica sobre a retomada do marxismo na Saúde Coletiva para o enfrentamento do capitalismo na saúde. Questiona o projeto histórico da saúde pública no Brasil, confrontando o Sistema Único de Saúde (projeto da RSB) em relação ao projeto mercantilista (neoliberal) que concebe a saúde como mercadoria. Desse modo, a obra analisa a formação profissional em saúde na sua vinculação dialética ao tempo e processo histórico.
O Professor Titular de Política de Saúde, aposentado Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Jairnilson Silva Paim é quem escreveu o prefácio da obra e que faz a seguinte declaração: "Este livro de Cristiane Lemos representa um grande esforço de crítica. Admite o encantamento inicial da autora com a proposta e com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde cuja prática lhe despertou, todavia, questões, e estas transformaram-se em perguntas de pesquisa para a sua tese de doutorado que, revisada e atualizada, agora é publicada em livro que tenho a satisfação de prefaciar”.
Cristiana Lemos explica que a obra tende a contribuir para a retomada do debate da formação em saúde que foi engendrada pelo movimento da medicina social latino americana e da saúde coletiva na década de 1970. “Para superar as fortes desigualdades no viver e no que determina o viver é necessário uma formação que questione o capitalismo e suas ideologias. Não basta formar profissionais competentes para resolver problemas de gestão/trabalho, numa atuação no âmbito micropolítico sem considerar as relações infra/superestrutura que determinam os processos de saúde da população”. Ela ainda complementa que o livro traz à tona a necessidade de se pensar projetos educacionais que se mirem em uma pedagogia histórico crítica e no desenvolvimento de uma formação que envolva as múltiplas dimensões no desenvolvimento das potencialidades do educando no campo da saúde.
Serviços:
Lançamento do livro: Educação Permanente em Saúde (EPS): análise e crítica de Cristiana Lemos
Dia: 10/02 ( sexta-feira)
Horário: 19h
Entrada Franca
Local: Livraria Palavrear - Rua. 232, n°338, setor Leste Universitário
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias