I Seminário Goianiense sobre controle do tabagismo

I Seminário Goianiense sobre o Controle do Tabagismo acontece em fevereiro

Em 01/02/23 15:51. Atualizada em 01/02/23 15:52.

Ação é coordenada pelo GAT 3 do PET-Saúde Gestão e Assistência UFG  e SMS-GO

Texto: Marina Sousa

O Grupo de Aprendizagem Tutorial (GAT) 3, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Gestão e Assistência (UFG e SMS-Goiânia), promove nos dias 28 de fevereiro e 1° março, o “ I Seminário  Goianiense sobre o Controle do Tabagismo: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como estratégia”. Coordenado pela professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thaís Rocha Assis, o GAT 3 tem como temática  de trabalho a reorganização da rede de atenção à saúde pós-covid, com foco nos grupos de controle do tabaco, juntamente com a realização das práticas integrativas e complementares em saúde.

O seminário acontece em parceria com a Gerência de Atenção às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS-Goiânia). A docente e fisioterapeuta, Dra.Thaís Rocha Assis que também integra o Departamento de Saúde Funcional (DSF) do IPTSP, explica que o seminário será um importante momento de integração ensino e serviço e trará uma temática relevante para a atualidade, uma vez que a pandemia da Covid-19 diminuiu o acompanhamento de usuários com DCNT e aumentou a exposição a fatores de risco, como o tabagismo, o que elevou o número de óbitos prematuros por esses doenças.

O evento acontecerá em duas etapas - no dia 28 de fevereiro (terça-feira), das 17H às 19h, será feita a transmissão de abertura do seminário por meio do canal da UFG no Youtube, e no dia 1° de março, das 9h às 12h ou das 14h às 17h,  o encontro será presencial na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), na ocasião (das 8h às 8h30 e 13h às 13h50) acontecerá um momento de acolhimento que oferecerá a prática de auriculoterapia e prática corporal com Lian Gong.

O encontro é gratuito e os interessados devem realizar a inscrição AQUI ou basta acessar o formulário pelo QR code da imagem. O seminário tem como público alvo os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, mas está aberto a toda a comunidade com interesse na temática. Haverá a emissão de certificados. A programação detalhada será divulgada em data oportuna.

Serviços:

Dias:

28/02 - online (Canal da UFG no Youtube) e

01/03 - presencial - das 9h às 12h ou das 14h às 17h (Salas 1, 2 e 3 da Faculdade de Enfermagem da UFG – Campus Colemar Natal e Silva)

Inscrições abertas - aqui

Público alvo: Servidores da SMS-GO

Evento gratuito com emissão de certificado

I Seminário Goianiense sobre controle do tabagismo

Categorias: Notícias Noticias Notícias;