nota de repudio  correta

Nota de repúdio do IPTSP-UFG e seus PPGs contra os cortes orçamentários da CAPES

Em 08/12/22 10:28. Atualizada em 08/12/22 11:10.

Na UFG, cerca de 1.231 bolsistas de mestrado (560), doutorado (641) e pós-doutorado (30) da CAPES estão na iminência de ficar sem receber a bolsa

"A educação não tem preço. Sua falta tem custo."

Antônio Gomes Lacerda

Em sintonia com a Universidade Federal de Goiás (UFG),  a direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública  e as coordenações dos Programas de Pós-Graduação (Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro, Biotecnologia e Biodiversidade, Medicina Tropical e Saúde Pública e Saúde Coletiva) reiteram a necessidade urgente de restabelecimento dos recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), impostas pelo Ministério da Economia, do atual governo retirando os recursos destinados ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo nota da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG, “no mínimo 1.231 bolsistas de mestrado (560), doutorado (641) e pós-doutorado (30) da CAPES estão na iminência de ficar sem receber a remuneração referente ao mês de dezembro de 2022. O mesmo pode ocorrer com pelo menos 437 residentes integrantes da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde - Coremu/UFG (187); e da Comissão de Residência Médica - Coreme (250) do Hospital das Clínicas da UFG”, tornando comprometidas as ações de ensino e pesquisa e comprometendo a vida financeira dos discentes e demais bolsistas.

Desde a publicação da nota CAPES sobre a sua situação orçamentária, temos acompanhado o movimento e as informações fornecidas pelas instituições competentes e representativas, estando ligados às ações da PRPG e da UFG. “A pró-reitoria (PRPG) e a Universidade UFG ficaram atentas e articuladas junto a esses fóruns (Foprop e Copropi), mobilizando as representações políticas no Congresso Nacional e também por intermédio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)”. A Direção do IPTSP-UFG e as coordenações dos Programas de Pós-Graduação reforçam a urgência do pronto restabelecimento do orçamento da CAPES, estando em acordo mútuo com as representações de diferentes associações e órgãos representativos.

Goiânia, 8 de dezembro de 2022

Direção do IPTSP-UFG

Coordenações dos Programas de Pós-Graduação:

Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro;

Biotecnologia e Biodiversidade;

Medicina Tropical e Saúde Pública;

Saúde Coletiva.

Notas UFG:

UFG busca reversão de cortes de mais de 1.500 bolsas da pós-graduação

Foprop repudia novo corte do governo federal na educação e ciência

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias Capes nota de repúdio