_Guia_de_Integridade_Acadêmica.

Guia de Integridade Acadêmica da UFG é publicado

Em 30/11/22 11:06. Atualizada em 30/11/22 22:23.

O E-book conta com a participação de docentes do IPTSP

As professoras do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Liliana Borges de Menezes Leite, Marina Pacheco Miguel e a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Fabíola Souza Fiaccadori, que também integra a grade de docentes do Instituto, participam com mais seis docentes, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da autoria do Guia de Integridade Acadêmica da UFG lançado pelo Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), que é vinculado à PRPI, no dia 25 de novembro de 2022.

O Guia faz parte das metas institucionais da universidade, agindo como um incentivo às condutas positivas que devem ser reforçadas em todas as áreas e ambientes da UFG. O material integra o Plano de Integridade da universidade, que por sua vez, faz parte das metas da instituição para a prevenção de más condutas no ensino e na pesquisa, na extensão e na inovação e  em todos os níveis de desenvolvimento das atividades acadêmicas, sejam elas na educação básica, graduação, pós-graduação - ou seja, em todas as áreas de conhecimento e das relações acadêmicas.

Na publicação é possível ter acesso a informações sobre as boas práticas científicas, o exercício da ética nas relações acadêmicas,  plágio, autoplágio, fabricação de dados e sobre publicações em periódicos, eventos e livros predatórios.

A coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica, Lilian Ribeiro de Rezende comenta a importância da publicação deste material: “O que é íntegro é INTEIRO, honesto e justo; gera credibilidade, confiança e contribui verdadeiramente com o avanço do conhecimento. Com esse material em mãos temos a certeza que todos e todas estarão atentos para a questão e serão multiplicados das boas práticas e de melhores vivências dentro da nossa querida UFG.”, diz.

O guia foi organizado pelas docentes, Lilian Ribeiro de Rezende da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) e  Luciana Alves de Oliveira do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os autores que contribuíram com a publicação são: Fabíola Souza Fiaccadori; Geisa Nunes de Souza Mozzer; Liliana Borges de Menezes Leite; Lilian Ribeiro de Rezende; Luciana Alves de Oliveira; Luis Mauricio Bini; Marina Pacheco Miguel; Rodrigo Bombonati de Souza Moraes e Tatiana Duque Martins Ertner de Almeida, ambos da UFG.

Com informações da PRPI/UFG.

ACESSE AQUI O GUIA DE INTEGRIDADE ACADÊMICA DA UFG