capa revista

XIX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública inicia com minicursos e oficinas

Em 23/11/22 18:59. Atualizada em 23/11/22 19:02.

Cerimônia de abertura acontece amanhã (24/11), a partir das 8h

Texto: Marina Sousa

Fotos: Denison Cardoso e Marina Sousa

O primeiro dia de atividades do XIX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, que acontece juntamente com a XII Semana de Biotecnologia e a I Semana de Fisioterapia foi marcado por diversas  atividades, como os minicursos,  oficinas, exposição  de espécies do Museu Entomológico do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) como também,  a abertura da exposição fotográfica “Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo”, que podem ser conferidas no andar térreo do IPTSP.

Nesta quarta-feira (23/11), o IPTSP teve a honra de recepcionar diversos discentes, colaboradores e profissionais para uma imersão sobre conhecimento científico, prática do mercado de trabalho, imersão sobre a produção de artigos científicos, como também relatos sobre as paraolimpíadas e atividades da Fisioterapia.

Os minicursos que aconteceram, foram divididos da seguinte maneira:

“Da Fisioterapia à classificação funcional do paradesporto” com  Luís Gustavo Claro de Amorim da Universidade Estadual de Goiás (UEG);

“Redação de artigos científicos sem segredos” com o professor, Thiago Rocha (IPTSP/UFG);

“Desafios e oportunidades no mercado da Fisioterapia: uma visão estratégica” com a fisioterapeuta, Geruza Naves do Instituto Naves Queiroz, e ainda a oficina sobre “Boas práticas de pipetagem e dispensação correta de volumes”, com Vishal Sharma da Microlit e JKLAB.

Amanhã, dia 24 de novembro, a partir das 8h, acontece a cerimônia de abertura do  XIX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, que terá apresentação do do Musiversidade e Saúde, e acontecerá no auditório do IPTSP. Em seguida, será realizada a conferência "Saúde Única e suas Interfaces" - ministrada por Denizard André de Abreu Delfino, do Ministério da Saúde (MS).

Dando continuidade à agenda de atividades do evento, a partir das 10h começa o Café com Pôster, onde vários discentes vão apresentar os resumos submetidos à Comissão Científica do evento, que irá avaliará os pôsteres dos participantes. E para fechar o segundo dia de atividades, acontece a partir das 11h30, a última oficina “Microscopia: manutenção preventiva e inovações”, com João Victor Alves Loiola da Zeiss e JKLAB.

Cerimonia de abertura

O XIX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, bem como a XII Semana de Biotecnologia e a I Semana de Fisioterapia  é organizada pelo IPTSP/UFG, e conta com os seguintes apoiadores:

Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE - UFG);

Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural ( Fundação RTVE);