Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Em 10/11/22 14:05. Atualizada em 10/11/22 14:16.

Joaquim Caetano de Almeida Netto era professor aposentado do IPTSP e Professor Emérito da UFG

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG), lamenta informar o falecimento do professor aposentado Joaquim Caetano de Almeida Netto,  referência nacional em medicina tropical.

 Goiano e médico, o Dr. Joaquim Caetano foi  um dos fundadores do IPTSP. Valioso professor na área da medicina tropical, tendo tido papel fundamental na formação de inúmeros médicos, hoje atuantes em Goiás, em todo o Brasil e no exterior. Sua vida de docente nunca foi adstrita à graduação. Baluarte do programa de pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTS/IPTSP), teve atuação inequívoca na formação de mestres e doutores, além de especialistas em medicina tropical, contribuindo assim na qualificação da medicina ofertada em todos os rincões do país. A vida do dr. Joaquim no âmbito universitário revestiu-se também de enorme importância no âmbito da gestão. Foi além de chefe de departamento e coordenador do programa em pauta, diretor do IPTSP por mais de uma gestão, sempre pautada pelo trabalho ético tendo por consequência recebido de toda a comunidade do Instituto respeito e admiração. Foi também Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, cargo exercido com dignidade e integridade, com os louros de ter sido o primeiro Pró-Reitor a idealizar o Primeiro encontro de pesquisadores da Universidade - a primeira  jornada de pesquisadores da UFG - exemplo seguido pelos que o sucederam. Atuou como médico, não só no âmbito da cardiologia no contexto privado mas também como médico de saúde pública e medicina tropical, tendo tido papel fundamental no combate a epidemias, tendo como exemplo a febre amarela.

O IPTSP/UFG se solidariza e externa os mais profundos sentimentos à família, amigos, colegas e ex-alunos do professor Joaquim Caetano neste momento de pesar.

Para o Instituto, Joaquim Caetano de Almeida Netto será sempre lembrado com muito carinho, pela honradez, valor e dedicação à carreira,  ensino e a ciência, bem como será motivo de muito orgulho e inspiração para muitos.

Nota de Falecimento

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias