Prograd e IPTSP

Prograd Itinerante visita o IPTSP

Em 25/10/22 13:15. Atualizada em 25/10/22 13:33.

Encontro visou a apresentação da nova estrutura da Pró-Reitoria, bem como abriu espaço para discussões administrativas

Texto e foto: Marina Sousa

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), recebeu no dia (19/10), a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para uma reunião que discutiu ações estratégicas do Instituto junto à Pró-Reitoria. O momento também foi oportuno para que a comunidade do IPTSP ficasse à parte sobre a reestruturação da Prograd que foi apresentada pelo Pró-Reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, pela Pró-Reitora Adjunta Heliny Carneiro Cunha Neves e equipe.

Prograd Itinerante visita o IPTSP
Encontrou contou com a presença de docentes e técnicos-administrativos do IPTSP

 

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida  disse que a Prograd possui um papel essencial dentro da Universidade, além de possuir uma estrutura muito complexa para atender a toda comunidade estudantil e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação. O pró-reitor, Israel Elias Trindade complementou que a reestruturação realizada por toda equipe, foi pensada para atender às diversas demandas de planejamento, como avaliações, acolhimento e formação dos estudantes, uma vez que isso traduz a essência e importância da Universidade Federal de Goiás (UFG). “Essa reestruturação foi pensada no desenvolvimento do nosso ensino e de como são grandes os desafios da gestão. Um dos nossos pontos foi criar meios para que pudéssemos integrar ainda mais, por exemplo, a educação básica com a educação superior (...) pois, a universidade também possui vários cursos de licenciatura, então temos que fazer esse papel de buscar ainda mais essa junção da nossa UFG com a sociedade”. O pró-reitor também reforçou sobre a situação crítica orçamentária que a universidade e juntamente  as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) vem sofrendo diante dos sucessivos bloqueios e cortes praticados pelo governo federal. “Quando fazemos essas visitas por todas as unidades acadêmicas da universidade e nos deparamos com as inúmeras ações, pesquisas, projetos de extensão, atendimentos à sociedade fica ainda mais claro sobre a importância de conhecermos a fundo a nossa Universidade e defendê-la, principalmente, quando ouvimos por aí, algo que não representa a missão e o impacto que a UFG tem perante  a sociedade”, concluiu o Pró-Reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.

 

Uma das ações apresentadas para os docentes, técnicos-administrativos, colaboradores e gestão do IPTSP foi sobre a criação de uma unidade da Prograd, no Câmpus Colemar Natal e Silva (CCNS), com sede no Centro de Aulas D, sala 406, no setor Leste Universitário, onde a comunidade da UFG poderá contar com atendimentos da Central de Estágios, da Diretoria de Promoção e Acompanhamento Estudantil (DAPE), do Centro de Gestão Acadêmica (CGA) e da Secretaria de Câmara. “Ter uma unidade da Prograd aqui facilitou a vida e vai facilitar o acesso de muitas pessoas, o que é ótimo também, pois a Prograd passa a ser vizinha do IPTSP” contou a professora do Instituto, Adelair Helena dos Santos. O pró-reitor, Israel Elias Trindade fala que a criação desse braço da Prograd no CCNS irá facilitar o acesso dos discentes que estudam nas unidades do CCNS.  “Se o estudante antes precisava se deslocar para o Câmpus Samambaia em busca de um relatório de estágio, hoje em dia ele não precisa mais fazer isso, pois criamos essa unidade da Prograd no Centro de Aulas D e em breve iremos  expandir e trazer também as demais ações da pró-reitoria pra Praça”.

Participaram do encontro: Diretoria Adjunta para o Desenvolvimento do Ensino da Prograd, Larissa de Mello Evangelista; Coordenador Administrativo da Prograd, Luiz Fernando; Coordenadora Dados e Normas Acadêmicas, Edyr Faria Oliveira;Coordenadora do Coordenação do PROLICEN,Marcilene Pelegrine;Programa de Educação Tutorial (PET) da Prograd, Renata Mazaro;Diretora de Gestão Curricular, Keila Matida de Melo e Diretora-adjunta,Luciana de Oliveira Berretta; Diretora de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência;Moema Gomes Moraes; E docentes, técnicos-administrativos e Direção do IPTSP.

Demandas levantadas pelos docentes ainda foram pauta do encontro, que fizeram uma série de sugestões para a Prograd sobre demandas acadêmicas e administrativas. 

nova estrutura da Prograd

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias Prograd