DIA NACIONAL DA FISIOTERAPIA 2

Dia Nacional do Fisioterapeuta

Em 13/10/22 10:06. Atualizada em 13/10/22 10:08.

A data é celebrada hoje,13 de outubro 

Texto e arte: Marina Sousa

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), tem a alegria de celebrar neste 13 de outubro, o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional com a primeira turma do curso de graduação em Fisioterapia da UFG. A data é especial, haja vista que a 1° turma ingressou no começo deste ano de 2022.

A Fisioterapia no Brasil foi difundida com a criação do Departamento de Eletricidade Médica pelo Professor Raphael de Barros da Faculdade de Medicina da USP, no ano de 1919, e de lá pra cá inúmeros avanços e estudos voltados para a área permitiram que a Fisioterapia ocupasse o seu lugar de destaque quando se fala em promoção e atenção à saúde. 

Conforme com o Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do Coffito, Decreto 9.640/84 e Lei 8.856/94, a Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. 

Diante do impacto crucial na vida que a Fisioterapia proporciona na vida do ser humano, em qualquer fase da vida, é que o IPTSP parabeniza os profissionais, docentes e os futuros fisioterapeutas por esta data. Na UFG, o curso é ofertado pelo IPTSP e a coordenação da graduação em Fisioterapia é conduzida pela professora Patrícia de Sá Barros,  e pela professora Ana Cláudia Antônio Maranhão Sá na função de vice-coordenadora.

DIA NACIONAL DA FISIOTERAPIA.

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias