Discentes de Biotecnologia trocam experiências de estágio durante o  SErBiotec

Discentes de Biotecnologia trocam experiências de estágio durante o SErBiotec

On 09/12/22 14:01 . Updated at 09/12/22 14:46 .

Evento visa ampliar experiências do dia a dia do estágio dos estudantes com a prática profissional

Texto e foto: Marina Sousa

 

Aconteceu hoje (12/9), no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), mais uma edição do Seminário de Estágios em Biotecnologia (SErBiotec) do curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), cuja unidade acadêmica multidisciplinar é no IPTSP. Os alunos de estágio puderam ouvir a discente Rafaella Magalhães sobre o seu estágio curricular obrigatório na  Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária):“Identificação de genes componentes da rota metabólica do feromônio de agregação do bicudo do algodoeiro". Segundo a estudante, o estágio tem sido uma oportunidade muito rica e com muitas experiências. 

Rafaella Magalhães
Apresentação da discente Rafaella Magalhães

 

Durante o encontro remoto, Rafaella também contou aos participantes do SErBiotec sobre os desafios do estágio, onde tem como supervisora uma profissional do campo da  agronomia. “ O que ajudou um pouco é que eu já tinha conhecimentos básicos por ser da Biotecnologia e isso possibilitou uma troca de experiências muito interessante com o pessoal daqui, assim como o domínio da leitura de artigos em inglês, que já estamos muito acostumados durante o curso”, disse estudante. A coordenadora do curso de Biotecnologia, Adelair Helena dos Santos, agradeceu a presença de todos e disse que muitos trabalhos advindos desses estágios  têm sido inovadores e que isso tem mostrado cada vez mais a competência dos futuros biotecnologistas em seus campos de atuação. 

SErBiotec

O SErBiotec também contou com a Exposição em Pôster dos relatos das experiências de estágio em Biotecnologia dos participantes. Nesta etapa tiveram os seguintes trabalhos: relato de experiência em indústria de cosméticos da estudante, Ana Luiza Torres; Relato em Empresa de Biocontrole através de Insetos, do estudante Denison Junior; Experiências em Laboratório de Imunologia com ênfase na coleta e análise de citocinas e nanoencapsulamento da interleucina-32”, do estudante Glauco Vinícius dos Santos; Relato de experiência em Empresa de Saneamento, da estudante Nicolle de Oliveira; e relatos de experiências em Laboratório de  Quimioinformática, com casos dos estudantes Igor Sanches; Victória Cabral; Nathalia Oliveira.

Discentes de Biotecnologia trocam experiências de estágio durante o  SErBiotec
Da esquerda para a direita, professor Jadson Bezerra, coordenadora Adelair Helena e professor Thiago Rocha, ambos do IPTSP

 

O coordenador de estágio do curso de Biotecnologia, professor Jadson Bezerra, conta que a apresentação dos trabalhos é uma ótima experiência por poder proporcionar uma troca por quem já teve a oportunidade de passar pelo estágio curricular obrigatório. O evento SErBiotec também contou com a com a participação do professor Thiago Rocha e dos egressos Artur Alves, Rafaella Brito, Renato Franco e Alexandre Matugawa que ainda auxiliaram na avaliação dos posters dos discentes de biotecnologia.

SErBiotec pôster
Discentes de Biotecnologia durante a exposição de pôsteres no IPTSP

 

Source: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categories: Notícias SErBiotec