
IPTSP promove Jornada de Empreendedorismo Acadêmico em parceria com a Merck
Treinamento para Modelagem de Negócios em Testes Rápidos foi tema do encontro
Texto e foto: Marina Sousa
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) promoveu no dia 31/8 a Jornada de Empreendedorismo Acadêmico - Treinamento para Modelagem de Negócios em Testes Rápidos em parceria com a empresa alemã Merck. Ministrado pelo doutor e líder de ecossistemas de inovação da Merck, Misael Leonardo o encontro visou o desenvolvimento do Centro de Prototipagem e Treinamento para Testes Rápidos por meio de treinamentos e divulgação de suporte da Merck para modelagem de negócios no desenvolvimento de produtos e processos inovadores.
O professor do IPTSP, José Clecildo Barreto Bezerra fez a abertura do encontro agradecendo a presença dos docentes e convidados e falando da importância e da capacidade produtiva que a jornada propõe, bem como a oportunidade de desenvolvimento de novos tipos de negócios envolvendo testes rápidos. “ A Merck já é uma grande parceira nossa e é uma honra receber o Misael aqui hoje para essa agenda repleta de atividades”, conta o professor.
O líder de ecossistemas de inovação da Merck, Misael Leonardo fez uma breve apresentação sobre a Merck e de como a empresa se desenvolveu ao longo dos anos. “Hoje em dia a Merck é uma empresa que vem trabalhando no desenvolvimento de estudos com a medicina de precisão, pois sabemos que independentemente do paciente os remédios são os mesmos, então temos trabalhado para o desenvolvimento de medicamentos mais específicos - o que traz uma grande disrupção na indústria farmacêutica, visto que no Brasil, por exemplo, muitas indústrias nacionais têm focada somente na produção de remédios genéricos, e a medicina de precisão é uma das tendências de desenvolvimento tecnológico e de negócios, o que consequentemente mudará a maneira como tratamos a cura e ou prevenção de muitas doenças”, explica Misael.
O campo da pesquisa e seus desafios também foi relatado pela professora do IPTSP, Samira Bührer, que contou sobre a sua jornada com o desenvolvimento de testes rápidos para hanseníase. “ Eu desenvolvi o teste nos anos 2000, e foi somente neste ano que conseguimos disponibilizá-los no mercado. Então demorou muito, tivemos que trabalhar muito, além de também considerar a fase de aceitação do produto no mercado. Sempre tive esse sonho de levar esse conhecimento de parcerias com empresas para ajudar outros colegas pesquisadores para que saibam que é possível chegar lá e que o caminho a ser seguido é sempre buscar por parcerias”, conclui a pesquisadora Bührer.
A Jornada de Empreendedorismo Acadêmico teve uma agenda bem diversificada sobre metodologias de desenvolvimentos de produtos e serviços focados nas necessidades, desejos e limitações dos usuários com ferramentas de validação cruzada e produção de modelos de negócios. Os participantes formaram grupos que trabalharam no desenvolvimento de modelos de negócios com as técnicas de Imunocromatografia; Biossensor eletroquímico e Lamp.
Parceria
O IPTSP/UFG tem por meio do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) um HUB de Inovação e Tecnologia em colaboração com Mercek, que é o primeiro no Brasil a concentrar técnicas de biologia molecular, biossensores eletroquímicos e testes diagnósticos rápidos por imunocromatografia em um mesmo local, cuja coordenação é feita pela professora Samira Buhrer. O centro de inovação visa ampliar os trabalhos que envolvem biotecnologia.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias