Estudantes do ensino médio do CEMPG  participam do “Vivendo Ciências”

Estudantes do ensino médio do CEMPG participam do “Vivendo Ciências”

Em 31/08/22 11:55. Atualizada em 31/08/22 14:15.

O projeto de extensão do IPTSP visa aproximar estudantes de escolas públicas para o ramo das ciências biológicas

Texto: Marina Sousa

Fotos: Thiago Rocha 

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), receberá no dia 02 de setembro, próxima sexta-feira, estudantes do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG), unidade Jardim Guanabara, localizado em Goiânia, para uma ação de extensão do Projeto de Integração de Pós-Graduação e Ensino Médio: Vivendo Ciências, que objetiva despertar o interesse de jovens provenientes de escolas públicas para pesquisa na área de Ciências Biológicas III, que compreende as áreas de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia - campo de estudo do IPTSP, que se amplifica na graduação e nos programas de pós-graduação - mestrado e doutorado. 

A agenda dessas visitas foi divida em duas partes, uma ocorreu com a ida dos professores Milton Adriano Pelli de Oliveira; Fabíola Fiaccadori; Jadson Bezerra; Carla Afonso da Silva; Thiago Rocha; Everton Kort; Marcelle Figueira Silva Sales e Helioswilton Sales Campos à sede do CEPMG, unidade Jardim Guanabara na segunda quinzena de agosto, que compreendeu entre os dias 15,19, 22 e 26, onde os docentes abordaram temas correlacionados com  área de Ciências Biológicas III para os estudantes.

“Vivendo Ciências”
O Fantástico Mundo dos Fungos: diversidade e aplicações biotecnológicas tema abordado pelo professor Jadson Bezerra

 

O professor Milton Adriano Pelli explanou sobre a pesquisa científica no  Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH/IPTSP); Metodologia Científica foi trabalhada pelo professor Thiago Rocha; Pandemias, Vírus e a Covid-19 foi o conteúdo da palestra da professora Marcelle Figueira Silva Sales. Além disso, O Fantástico Mundo dos Fungos: diversidade e aplicações biotecnológicas foi abordado pelo professor Jadson Bezerra; Agrotóxicos e o Controle Biológicos de Pragas e Vetores de Doenças foi o assunto discutido pelo professor Everton Kort;  Bactérias ao nosso redor foi o tema pleiteado pela professora Carla Afonso e por fim, “A pesquisa científica na Universidade Federal de Goiás foi abordado pela professora Fabíola Fiaccadori. O ciclo de palestras também contou com o apoio de alunos do PPGBRPH.

Bactérias ao nosso redor foi o tema pleiteado pela professora Carla Afonso
Bactérias ao nosso redor foi o tema pleiteado pela professora Carla Afonso

 

Nesta sexta-feira (02/09), os estudantes começarão a segunda parte da agenda de atividades do projeto Vivendo Ciências, mas agora no IPTSP. Os estudantes do ensino médio do CEPMG terão a oportunidade de conhecer alguns laboratórios do instituto, bem como de conhecer as pesquisas que são desenvolvidas dentro do  Programa de Pós-Graduação Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH/IPTSP). O professor Milton Adriano Pelli, que também é coordenador do projeto, explica que a iniciativa do Vivendo Ciências é poder despertar o interesse dos jovens. "Visamos proporcionar aos estudantes do ensino médio a oportunidade de conhecer e utilizar  o método científico em seu aprendizado e, em contrapartida, é também uma oportunidade de  oferecer aos docentes e estudantes da pós-graduação melhores condições de interação  com o ensino de nível médio”, finaliza Milton. 

 

Estudantes do ensino médio do CEMPG  participam do “Vivendo Ciências”
Palestra da professora Fabíola Fiaccadori “A pesquisa científica na Universidade Federal de Goiás"

 

Cerca de 150 alunos estão participando do Vivendo Ciências, as visitas ao IPTSP que começam dia dois de setembro, também ocorrerá nos dias 5,6, 12 e 16 de setembro. 

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias Projeto de Integração de Pós-Graduação e Ensino Médio: Vivendo Ciências