Reunião IPTSP Planeja

IPTSP Planeja é apresentado para o Conselho Diretor

Em 26/08/22 14:56. Atualizada em 08/09/22 13:12.

Plano de Gestão do IPTSP foi construído em parceria com a Secplan/UFG

Texto e foto: Marina Sousa 

A missão da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como de duas unidades acadêmicas é caminhar em consonância com as atividades de ensino, pesquisa e inovação,  extensão e cultura - e para que esse escopo seja colocado em prática como também, monitorado da melhor maneira possível, é que foi criado o projeto “IPTSP Planeja” em parceria com a Secretária de Planejamento e Avaliação de Informações Institucionais (Secplan/UFG) para que as definições de ações e objetivos do Instituto fossem  transformados em um plano estratégico IPTSP 2022 -2025. 

Coordenado pelo administrador do IPTSP, Álisson dos Santos e a coordenadora administrativa do instituto, Kariny Soares, o IPTSP Planeja é uma iniciativa que traz 14 objetivos específicos de plano de ação, como, potencializar e promover o desenvolvimento dos cursos de graduação em Biotecnologia e Fisioterapia; promover ações de formação continuada didático-pedagógicos; criar a Unidade Básica Escola de Atenção à Saúde, tendo como eixo de desenvolvimento o ensino interprofissional; fortalecer os Programas de Pós-Graduação (PPGs); ampliar as ações de Pesquisa e Inovação; promover a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade e entre outros. 

Reunião IPTSP Planeja
Membros do Conselho Diretor com a direção da Secplan/UFG

 

A apresentação do IPTSP Planeja foi realizada ontem (25/8), durante reunião do Conselho Diretor do instituto e contou com as presenças do secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais,Vicente da Rocha Soares Ferreira, do diretor de Gestão de Projetos e Processos, Raphael Brandão Pereira, da diretora de planejamento, Maria Tereza Tomé de Godoy, ambos da Secplan, em companhia de outros membros da secretaria, direção do IPTSP e membros do conselho. 

 O secretário da Secplan, Vicente da Rocha explicou que o aprimoramento dos processos internos, reestruturação  e planejamento é um dos grandes desafios de qualquer instituição e que implantar a cultura  do planejamento ainda é tarefa desafiadora, pois cada lugar possui suas necessidades e implicações. “ Quando a professora Flávia me ligou para que pudéssemos auxiliar na operacionalização desse planejamento foi uma grata surpresa, dado o tamanho e representação do IPTSP. O nosso objetivo é que a prática do planejamento seja disseminada em todas as unidades acadêmicas, pois somos um meio para isso, sabemos da complexidade da universidade e estamos trabalhando para que esses processos sejam melhorados ”. A  fala de Vicente vai em consonância com o futuro da gestão da Universidade, dado que a preocupação da administração é que independentemente da mudança de chefia  as ações e planejamentos da instituição sejam seguidos para que os seus resultados sejam alcançados. 

Álisson os Santos
Coordenador do IPTSP Planeja, Álisson dos Santos durante apresentação do projeto

 

 Raphael Brandão, diretor de Gestão de Projetos e Processos da Secplan ressalta que a UFG tem ganhado outra lógica e excelência quando encabeçou o aperfeiçoamento de uma agenda institucional. “É natural enquanto base da UFG que tenhamos esses planejamentos, mas quando ações como essa do IPTSP Planeja acontecem em unidades acadêmicas, isso faz toda  a diferença e a gente começa a ver a perspectiva de planejamento crescer. Pois, não basta a instituição andar bem é preciso deixar alguns novos tijolinhos na história, só temos a agradecer pelo convite e disposição da direção do IPTSP de trabalhar e fazer uma agenda de planejamento da instituição, pois o sonho de toda equipe da Secplan é ver os projetos sendo colocados na prática”, finaliza o diretor. 

A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira relata que ver o projeto concluído é um grande sonho, visto que a direção tem toda uma preocupação em aprimorar os projetos internos e colocar outros em prática, pois só assim será possível ter um controle e mensurar todas essas ações, haja vista, que o IPTSP desenvolve trabalhos em inúmeras frentes e possui um corpo composto por diversas especificidades.  “Estou até com a voz embargada depois desta apresentação feita pelo Álisson sobre o que é o IPTSP Planeja e sobre o que ele almeja, a gente fica muito feliz com isso, e parabenizo toda a equipe, juntamente com a Secplan que nos ajudou no desenvolvimento deste trabalho, pois isso mostra que queremos  estar em harmonia com as mais modernas práticas de gestão”. A vice-diretora do IPTS, Megmar Carneiro também parabenizou toda a equipe do IPTSP Planeja como também a Secretaria, dado o momento que a universidade vive e de como isso gera um grande impacto nas ações da instituição. “Estamos muito feliz e honrados por poder ver esse planejamento concluído, e que nos trará no futuro muitas realizações e é muito bom saber que não estamos sozinhos, ver essa árvore de gestão estratégica nos mostra que há inúmeros desafios, mas que é possível fazê-los”, complementa a professora Megmar Carneiro.

Ferramenta

O IPTSP Planeja foi regido pelo sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos da UFG (Sipep), ferramenta criada pela Secplan para a gestão de planejamento estratégico e gerenciamento de projetos em organizações públicas, onde é possível cadastrar e monitorar planos estratégicos, metas, indicadores, projetos e planos de ação, entre outras ferramentas de gestão. O coordenador do IPTSP Planeja, Álisson dos Santos conta que foi um grande desafio dar corpo a todos os pontos de planejamento estratégico do instituto, como a definição dos objetivos e suas temáticas e de como isso também se desenvolveria em planos de ação. “O desenvolvimento de toda esse projeto nos possibilitará acompanhar tudo um pouco mais de perto e também de poder avaliar cada passo das etapas da árvore de gestão estratégica, que engloba os processos perante a comunidade interna e externa, nos programas de pesquisa e extensão, na comunicação, enfim, uma série de temáticas e poder contar com a Secplan para essa agenda foi muito importante, e o Sipep foi uma ferramenta crucial nessa caminhada”, finaliza Álisson dos Santos. 

A  coordenadora administrativa do instituto, Kariny Soares diz que o planejamento é um ponto importante, visto que a universidade é um órgão público e que também presta satisfação para toda a sociedade e que o plano de gestão 2022-2025 dentro de uma ferramenta como o Sipep é mais uma prestação de serviços sobre o que é desenvolvido no IPTSP. “Eu estou muito agradecida de fazer parte disso, agradeço a gestão por profissionalizar essa demanda e também ao meu colega Álisson que impulsionou esse projeto aqui no IPTSP e tornou possível a apresentação do IPTSP Planeja, que agora será colocado na prática”.

IPTSP Planeja é apresentado para o Conselho Diretor a
Na frente, apresentação  de Raphael Brandão, diretor de Gestão de Projetos e Processos da Secplan/ UFG

 

A professora do IPTSP Marina Pacheco disse que foi inspiradora a ação do IPTSP Planeja, pois uma Instituição organizada traz motivação para todos. “Refletir sobre o que foi dito hoje, e ver a liderança da nossa gestão com esses pontos nos deixa muito felizes, e realmente temos que ter essa visão e incorporar essas características. Parabenizo todos os envolvidos por terem se proposto a pensar em algo maior”. O professor do IPTSP, Jadson Bezerra disse que essas políticas de planejamento são extremamente valiosas para a participação em editais de agências de fomento, como  instituições como o CNPq , e o IPTSP Planeja está conectado com tudo isso. “A apresentação foi um marco físico, pois podemos ver os inúmeros desafios que temos pela frente”, finaliza o professor. 

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias IPTSP Planeja