“Sustentabilidade em Goiás”

“Sustentabilidade em Goiás” promoveu ações da UFG para o embaixador da UE no Brasil

Em 23/08/22 14:27. Atualizada em 24/08/22 07:59.

A agenda ocorreu no auditório do IPTSP e contou com diversas autoridades que apresentaram projetos da universidade

Texto e foto: Marina Sousa

 

O Instituto de Patologia e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás recebeu ontem (22/8), em seu auditório, a visita do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio para o evento “Sustentabilidade em Goiás” que contou com apresentação de diversos projetos da Universidade Federal de Goiás (UFG)  e de programas do governo estadual e sociedade civil.

“Sustentabilidade em Goiás”
 Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio e secretária adjunta da SRI/UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta

 

O encontro reuniu as presenças do professor que compõe o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG) e Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CAMPO-Cerrado), Laerte Guimarães; o segundo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Flávio Santana Rassi que também é presidente do conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação; o professor da UFG e coordenador do projeto UFG Sustentável, Emiliano Lôbo de Godoi;  a professora e coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais  e Síntese Orgânica (LabPN) do Instituto de Química (IQ/UFG), Vanessa Pasqualotto; a presidente da Cooperativa Cooper Rama, Dulce Helena do Vale; a professora e secretária da Secretaria de Relações Internacionais (SRI/UFG), Laís Thomaz; a professora e também secretária adjunta da SRI/UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta; e por fim o coordenador Institucional do Instituto pelo Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (FAEG), Leonardo Machado.

“Sustentabilidade em Goiás” começou com a apresentação do professor Laerte Guimarães sobre  o Lapig e sua robustez enquanto projeto sobre o mapeamento da dinâmica da cobertura e uso da terra no Brasil, haja vista que, o laboratório se  destaca na criação e organização de dados geográficos voltados ao monitoramento dos biomas brasileiros - e suas paisagens, naturais ou ocupadas. O Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA) também foi apresentado para o embaixador, o laboratório objetiva gerar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste como também , cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos. 

O projeto de extensão UFG Sustentável também foi exposto pelo professor e coordenador Emiliano Lôbo de Godoi, ele explicou que a ação visa o envolvimento de toda a universidade na melhoria da eficiência do uso dos recursos naturais e de como essa iniciativa possui um enorme impacto na universidade, visto que, a contribuição envolve a sociedade por meio da redução do lixo, descarte correto e sobre o uso racional dos recursos naturais. “ A nossa expectativa é sair do discurso ambiental e praticar  a questão ambiental e exercer no campo mais prático possível, tudo o que  se ensina dentro de sala de aula e antes de mais nada ser exemplo e não ser verbo e esse é o nosso desafio”, finaliza o professor Emiliano Lôbo.

evento - embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez

Com o intuito de explorar a área de Fitoquímica e Atividade Biológica de Plantas do Cerrado, a professora do IQ e coordenadora do LabPN,  Vanessa Pasqualotto expôs sobre as atividades desenvolvidas pelo laboratório, que visam realizar estudos da cadeia de suprimentos de produtos de valor agregado provenientes de frutos do cerrado presentes no nordeste goiano, como baru, pequi, jatobá-do-cerrado, buriti, cajuzinho  e mangaba, oriundos  de comunidades  dedicadas ao extrativismo vegetal e sustentável para uso na indústria alimentícia  e de cosméticos. Segundo Vanessa, a intenção é desenvolver tecnologias verdes e de baixo custo para a obtenção de insumos de partes subexploradas e residuais e pigmentos  destes frutos, além de realizar avaliações químico-biológicas-nutricionais dos frutos citados.  

Parceira da Incubadora Social da UFG, a presidente da Cooper Rama, Dulce Helena do Vale  falou da importância dos trabalho da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável e da luta que é manter o projeto e de como ainda a sociedade tem dificuldades para olhar sobre as questões envolvendo o lixo. “É uma honra estar aqui hoje. Tivemos uma  trajetória de muita luta pra chegarmos até aqui, pois, além do trabalho e da dificuldade, ainda tem o preconceito pelo trabalho que a gente faz”, Emocionada a presidente frisa que não é um trabalho fácil, mas que todos da  Cooper Rama se empenham muito e que o papel da UFG por meio da Incubadora Social é primordial por acreditar no trabalho dos catadores de material reciclável, o que também proporcionou a cooperativa ir em busca de projetos e melhorias para Cooper Rama.

Leonardo Machado da FAEG discursou sobre os projetos de sustentabilidade do campo do agronegócio, visto que o Estado de  Goiás tem como uma de suas principais atividades econômicas o agronegócio. "Dos cem dólares que o Estado exporta, 38 vem do agronegócio - é da soja, do milho, do farelo de soja da carne, então a atividade é muito importante e de grande impacato”, explica Machado. Outro projeto apresentado durante o encontro para o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez Rubio, foi feito pelo segundo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Flávio Santana Rassi, que elucidou  projetos do sistema envolvendo a área de negócios. O Superintendente de Atração de Investimentos Internacionais da Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Serviços, Plínio Cesar Lucas Viana falou um pouco sobre o papel da secretaria e os programas do Estado de Goiás  voltados para o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços, como também da formulação de políticas públicas de atração de investimento e prospecção e apoio ao investidor.

Finalizando o evento, a secretária adjunta da SRI/UFG, Rejane Faria Ribeiro-Rotta disse que a agenda do embaixador na UFG é histórica, visto que foi possível ouvir sobre as políticas em prol da sustentabilidade  e os desafios da agenda  de 2030 da União Européia (UE), e que o evento no IPTSP, teve a missão de mostrar Goiás como uma vitrine de inúmeras oportunidades, tanto no âmbito da UFG, quanto envolvendo ações governamentais e da sociedade civil. “E é mostrando a importância  das parcerias loco-regionais, loco-nacionais e internacionais com a sociedade é que  nós vamos conseguir buscar soluções”, conta Rejane Faria. O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio agradeceu pelo convite  da UFG por meio da SRI, e que as apresentações foram realmente como uma espécie de vitrine do Estado, além de ser  oportunidade única para alinhar os interesses de parcerias e futuras ações com a UE. O embaixador contou sobre a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, que foi assinada em 2015 na   na Assembleia Geral das Nações Unidas,  que constitui em  um roteiro para um mundo melhor, bem como um quadro global para a cooperação internacional em prol do desenvolvimento sustentável e das suas dimensões económica, social, ambiental e de governação.

“Todos os projetos que foram mencionados são realmente muito relevantes para a União Europeia, e como eu falava mais cedo, uma das  prioridades da UE é visar  o pacto verde que toca em temas sobre sustentabilidade - e é verdade que o clima é um grande desafio para todos nós”, contou  Ignacio Ybáñez.  O Horizonte Europa também foi mencionado pelo embaixador, pois se trata de  programa da UE para o financiamento da investigação e da inovação que envolve alterações climáticas. “ O Brasil é um bom exemplo, sobretudo por meio de suas universidades e institutos de pesquisa, nós agora temos o Horizonte Europa, que possibilitou que assinassemos  acordos com a  FAPESP, CNPq para um arranjo administrativo que possibilitará projetos com universidades europeias e isso é um ótima notícia”, concluiu o embaixador em sua visita. 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias