Mundo empreendedor

Mundo empreendedor e protagonismo estudantil foi tema de palestra proferida por professor do IPTSP

Em 14/07/22 14:18. Atualizada em 14/07/22 14:30.

Participação de empresa júnior, carreira de estudantes, mercado de trabalho e resgate histórico nortearam a discussão

No final de junho, em palestra temática "Educação empreendedora nas universidades: o novo protagonismo estudantil" o professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde (IPTSP), José Clecildo Barreto Bezerra e tutor da empresa Júnior no instituto apresentou a importância da educação empreendedora reforçada nas matrizes curriculares. 

A palestra teve como exemplo o caso de sucesso apresentando pela discente o Instituto Federal Goiano (IFG) de Rio Verde, Maria Eduarda Guimarães Guerreiro, que também é presidente do conselho do Movimento de Empresas Juniores de Goiás, a Goiás Júnior, que avalia ações que têm sido protagonizadas pelo movimento estudantil, no sentido de complementar uma formação com iniciativas ao empreendedorismo, inovação e comercialização dentro das instituições de ensino superior. Maria Eduarda explica que muitas vezes na universidade há muita teoria e pouca prática e de certo modo, isso influencia quando os recém-formados vão para o mercado de trabalho e encontram certas dificuldades. “Segundo estudos do Sebrae, os negócios envolvendo os Microempreendedores Individuais têm maior taxa de mortalidade, ou seja 29% desses negócios fecham após cinco anos de atividade e grande parte dessa mortalidade se deve a fatores como mau  planejamento do negócio, deficiência de pessoal e outros, então poder vivenciar essas práticas na academia nos ajuda muito”.

Mundo empreendedor e protagonismo estudantil foi tema de palestra  proferida por professor do IPTSP
Da direita para a esquerda, gerente do CEI, Anderson Almeida Dias, professor José Clecildo Barreto e a presidenta do conselho da Goiás Júnior, Maria Eduarda

 

O professor José Clecildo conta que um dos desafios educacionais brasileiros é despertar na sala de aula a cultura para atividades inovativas e de empreendedorismo. “ É visível que nosso Sistema Nacional de Inovação está em evolução, e que o sistema empresarial brasileiro está em processo de maior integração na área do conhecimento e produção de tecnologia para agregação de valor na sua produção. As universidades têm várias iniciativas que vêm sendo implantadas para que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) introduzam essas práticas e parcerias em suas agendas estratégicas institucionais”, reforça Clecildo.

Se quiser saber mais, confira a palestra que está disponível neste link.

 

PRÊMIO

Com o objetivo de incentivar e disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e dar visibilidade à produção acadêmico-científica sobre empreendedorismo de estudantes dos cursos de graduação da UFG, é que a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) informa que as inscrições para 6ª edição do Prêmio TCC em Empreendedorismo estão abertas e seguem até o dia 8 de agosto. O edital pode ser visto aqui , e o prêmio conta com duas categorias: Empreendedorismo de Negócio: Categoria que engloba trabalhos que tenham como objeto a proposição de empreendimento para implantação ou implementação de um produto ou processo com fins lucrativos; E Empreendedorismo Social: Categoria que engloba trabalhos de ações sociais, sem fins lucrativos, pensadas para resolver problemas de moradia, do meio ambiente, da saúde, da educação, da segurança, entre outros. Participe.

 

Prêmio TCC

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias