testes rápidos de Covid -19

Laboratório Profª. Margarida Dobler Komma passa a realizar testes rápidos de Covid -19

Em 14/06/22 12:11. Atualizada em 28/03/24 14:38.

LACES e Centro de Saúde, ambos no Câmpus Samambaia, também realizam testagem. Medida visa atender a alta procura da população

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) informa que o Laboratório Professora Margarida Dobler Komma (LMDK), localizado no Instituto passa a ser um dos pontos disponibilizados pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para  realização de  testes rápidos de Covid-19 para pessoas sintomáticas, tanto da comunidade acadêmica da UFG, quanto para a comunidade em geral, esclarecendo que a realização do exame é gratuita.

O atendimento para pacientes com casos suspeitos de Covid-19, no Laboratório Profª. Margarida Dobler Komma será feito de segunda a sexta, das 10h30 às 12h30. O Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (LACES), localizado no  Câmpus Samambaia, também passa a realizar testes, de segunda a sexta, porém em horário diferente, das 13h às 16h, visto que, anteriormente, apenas o Centro de Saúde do Câmpus Samambaia estava realizando a testagem, cujo atendimento é das 8h às 10h30, de segunda a sexta.

A coordenadora do LMDK, Sueli Meira da Silva conta que a ação de testagem é de grande relevância. “Com o início das atividades letivas  poder oferecer esse serviço, mesmo que temporário, faz toda a diferença. Temos condição de darmos mais segurança para os alunos, docentes, técnico-administrativos e colaboradores, evitando assim, que infectados assintomáticos circulem”, conclui a biomédica Sueli Meira. Segunda vice-coordenadora do Laboratório Profª. Margarida Dobler Komma, Aline Garcia Kozlowski a Prefeitura de Goiânia disponibilizou para a UFG cerca de dois mil testes e que os interessados em realizar o exame devem dirigir-se ao local, munido de documento pessoal, e caso a demanda seja grande no dia, haverá a distribuição de senhas. “Lembrando que as pessoas da Comunidade da UFG, caso recebam o resultado positivo, devem realizar a notificação do caso através do preenchimento de formulário no site do Retomada”, explica Aline. O site Retomada UFG  é uma página criada para a comunidade universitária com informações  e orientações da área de saúde referentes a Covid-19 no âmbito da universidade.

A vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida Carneiro que também é doutora em Saúde Pública, explica que uma das ações mais importantes que as pessoas podem fazer para reduzir o risco de exposição à Covid-19 é se vacinar e continuar usando máscaras, pois quanto  mais o vírus circular, maior é a oportunidade de surgirem novas mutações. A UFG  por meio da Faculdade de Enfermagem (FEN), possui a Sala de Vacinas que é aberta para toda a comunidade, atualmente, estão sendo ministradas na Sala as doses de Covid-19 (1°,2°3° e 4° dose), Trivalente (H1N1, H3N2 e Influenza B) e Sarampo. Portanto, se você ainda está com a sua caderneta desatualizada, não dê chance para doenças imunopreveníveis, vacine-se.

testagem casos suspeitos 14-6-22

Serviços:

- O paciente deve estar entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas gripais ou ter tido contato com caso positivo a no mínimo 3 ou no máximo 7 dias;

Servidores Docentes e Técnicos Administrativos, Estudantes de Graduação e Pós-Graduação deverão notificar Casos Suspeitos e Confirmados, fazendo login com o e-mail e senha institucionais UFG, acessando o link a seguir: https://covid19.medicina.ufg.br/Monitoramento/ComunidadeUFG
Obs.: qualquer dúvida ou problemas em relação ao preenchimento, entre em contato por meio do endereço eletrônico triagemcovid@ufg.br

- Para colaboradores terceirizados que não possuam e-mail institucional, a chefia imediata deverá preencher um formulário específico a ser solicitado via mensagem encaminhada ao endereço eletrônico triagemcovid@ufg.br

Laboratório Professora Margarida Dobler Komma no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (LMDK/IPTSP/UFG)