
Dia Mundial do Doador de Sangue
De acordo com a OMS, o tema da campanha escolhido para 2022 é “Doar sangue é um ato de solidariedade”
Texto: Marina Sousa
O sangue é precioso e a doação é verdadeiramente salvadora, esse é um dos propósitos do dia 14 de junho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2005, para a promoção do Dia Mundial do Doador de Sangue, ação que também é acolhida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). “Doar sangue é um ato de solidariedade” é o tema da campanha da OMS para este ano.
A data visa agradecer aos doadores de sangue e conscientizar sobre a necessidade e importância de possuir um serviço que dê aos pacientes acesso a sangue e produtos sanguíneos seguros e em quantidades suficientes. O Junho Vermelho, campanha encabeçado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS/UFG), Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) e Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) realiza campanha para arrecadar doações para o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG).
É sabido que sangue e hemoderivados que são medicamentos produzidos pelo fracionamento industrial do plasma humano, são recursos essenciais em casos como o de pacientes com distúrbios do sangue e da medula óssea, distúrbios hereditários da hemoglobina e condições de deficiência imunológica; vítimas de traumas, emergências, desastres e acidentes; bem como pacientes submetidos a procedimentos médicos e cirúrgicos avançados. A quantidade de sangue a ser coletada na bolsa, geralmente, não ultrapassa 480 mL e, portanto, não causa prejuízo à saúde do doador. De acordo com a Portaria n° 158 de 4 de fevereiro de 2016, a doação de sangue é uma atitude altruísta, voluntária e sigilosa. É indispensável que o doador passe por triagem clínica, hematológica e sorológica. As doações de sangue para o Junho Vermelho são coletadas no HC-UFG, em Goiânia, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e no sábado, das 7h às 11h.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias junho vermelho