
Pesquisador de Córdoba na Argentina, Pablo Romagnoli palestra no IPTSP
Inflamação da mucosa intestinal norteou apresentação
Texto e Foto: Marina Sousa
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), recebeu hoje (10/6), em sua sede, a visita do professor do Instituto Universitário de Ciências Biomédicas de Córdoba (IUCBC) da Argentina, Pablo Romagnoli, que discursou sobre: “Understanding the Intestinal Mucosa to solve the Inflammatory Bowel Disease”, cuja tradução é: Entendendo a Mucosa Intestinal para Resolver a Doença Inflamatória Intestinal. O professor desenvolve estudos com técnicas avançadas de biologia molecular, citometria de fluxo e microscopia em experimentos in vitro (cultivo celular), in vivo (modelos animais) e com amostras de pacientes.

De acordo com Pablo Romagnoli, a microbiota influencia enormemente no desenvolvimento de todo o sistema imune - como as passagens dos microrganismos e as interações com a mucosa intestinal que promovem alterações nos processos fisiológicos e inflamatórios que ocorrem no intestino. A professora do IPTSP, Simone Gonçalves da Fonseca, disse que foi um grande prazer receber o professor no Instituto e que a visita só não aconteceu antes, por conta da pandemia. Simone Gonçalves e Pablo Romagnoli tiveram um projeto premiado no curso internacional da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Vacinas, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “ Agradeço a visita do professor Pablo e esperamos estabelecer possíveis colaborações com os nossos pesquisadores e com o professor Pablo”, disse a professora.
Romagnoli ainda falou da importância dos trabalhos científicos e fez uma analogia sobre a saga de um pesquisador, que no intuito de aprender e descobrir novos processos é como se estivesse em uma sala escura à procura de um gato preto, haja vista que os estudos referentes à imunologia possuem uma longa estrada a ser percorrida. “The Road today and ahead”, finaliza Pablo Romagnoli, que em tradução livre significa “A estrada de hoje é o caminha para o amanhã”.
A palestra foi organizada pelos programas de pós-graduação de Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) e Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) do IPTSP e contou com o apoio do Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC/IPTSP).

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP