Ação de testagem 2

IPTSP participa de ação de testes rápidos para Covid-19

Em 03/06/22 14:43. Atualizada em 03/06/22 15:05.

Ação anda em consonância com as medidas de proteção sanitárias discutidas pelo GT/Saúde da UFG para o enfrentamento da pandemia

Texto: Marina Sousa

 

Com o retorno das atividades plenas, o início do calendário acadêmico de 2022/1 da UFG  foi marcado por uma grande campanha de vacinação contra Covid-19, Influenza  e testagem rápida destinados à comunidade acadêmica e público externo. Dos 735 indivíduos testados, 14,7% positivaram para a doença. Ação esta que voltou a ser repetida nesta sexta-feira, (3/6), em toda a UFG com os testes rápidos para a comunidade acadêmica. A ação é promovida pelo Grupo de Trabalho de Saúde da UFG (GT Saúde) em parceria com o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) e Faculdade de Enfermagem (FEN) e Prefeitura de Goiânia. 

técnicos-administrativos  na FEN
Equipe do Iptsp na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG)

 

O Iptsp formou uma equipe composta por técnicos-administrativos, docentes e estudantes para a testagem de Covid-19, para a campanha do dia 25/5 no Câmpus Colemar Natal e Silva. O grupo recebeu um treinamento coordenado pela professora da Faculdade de Enfermagem da UFG, Regiane Aparecida dos Santos Soares, que orientou sobre a  importância e a sequência correta do uso dos equipamentos de proteção individual, como gorro, máscara N95, avental e  faceshield. De acordo com a professora, o teste rápido de antígeno para Covid-19 tem como objetivo identificar a infecção atual. A amostra é coletada através de 01 swab (cotonete) nasal (nariz), e depois depositada num cassete de plástico (similar àqueles de testes de gravidez encontrados em farmácias), que  possui um pequeno poço onde se coloca algumas gotas de sangue da pessoa a ser testada. O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente. O reagente é uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos, muda de cor, indicando a presença deles na amostra avaliada. Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

teste rápido de covid-19
Manuseio do teste rápido para Covid-19 com resultado positivo

 

 O professor e coordenador de Extensão do Iptsp, Max Moura de Oliveira , que também participou da ação de teste rápidos, relatou que a ação trouxe aprendizados, “A lição que o evento traz pra gente é que, apesar da não obrigatoriedade do uso de máscaras, a gente ainda precisa se cuidar, pois inclusive a gente viu muitos casos de pessoas assintomáticas com resultados positivos, então a gente trabalhou bastante ao longo da campanha  para que  todos pudessem participar da ação. O professor ainda complementou que o trabalho da técnica-administrativa do Iptsp, Elaine Jacob foi imprescindível para o sucesso da ação e empenho de toda a equipe que participou. “Eu acho que as ações  de extensão devem ser sempre estimuladas, eu entendo que é uma ótima ação, e fiquei muito feliz pela participação dos discentes do Iptsp , e dos que fazem disciplinas no aqui, além do engajamento dos nossos professores, dos nossos colegas  da área de bancada, pessoal do Laboratório Profª Magarida Dobler Komma, para que as atividades fossem executadas”, finalizou o professor.

 

É importante ressaltar que  pessoas que testaram positivo para Covid-19 devem utilizar máscaras PFF2 ou N95  e manter o isolamento domiciliar. Para quem é ligado à UFG, recomenda-se também o preenchimento do formulário disponível na página Retomada na UFG, para receber acompanhamento do serviço de telemedicina.

Confira as fotos da Ação de teste rápido realizadas, hoje (3/6), no Câmpus Colemar Natal e Silva:

IPTSP participa da ação de testes rápidos para Covid-19

 testes rápidos para Covid-19

testes rápidos para Covid-19  4

 

 

 

 

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias Covid- 19