Programas de Poś-graduação do IPTSP ficam em 1° lugar em Edital da PRPG

Programas de Pós-graduação do IPTSP ficam em 1° lugar em Edital da PRPG

Em 31/05/22 13:21. Atualizada em 31/05/22 13:49.

Edital SOS Equipamentos recebeu propostas dos programas de Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e Medicina Tropical e Saúde Pública

Texto e foto: Marina Sousa

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG), divulgou hoje (31/5), o resultado do Edital SOS Equipamentos 05/2022, no qual os programas de pós-graduação do IPTSP - Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) e Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) foram contemplados com o primeiro lugar e vão receber o valor de mais de 18 mil reais para o reparo de três Cabines de Segurança Biológica (CSB). O edital visa a concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e pequeno porte.

Cabines de Segurança Biológica (CSB)
Cabine de Segurança Biológica (CSB)

 

Os  programas elaboraram a proposta para  contemplar a manutenção de três Cabines de Segurança Biológica (CSB), classe II A, que estão localizadas no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs) do IPTSP/UFG. De acordo com o coordenador do PPGBRPH, Thiago Lopes Rocha, a CSB é um dos principais equipamentos nos laboratórios de pesquisa em Microbiologia, Parasitologia, Patologia e Imunologia. As CSB fornecem proteção individual, ambiental e à amostra/produto para pesquisas com microrganismos, material infeccioso e/ou tóxico. “Desse modo, as CSB contribuem para a garantia da qualidade dos trabalhos desenvolvidos no IPTSP/ UFG e instituições parceiras, propiciando melhora significativa nas pesquisas básica e aplicada desenvolvidas nas áreas prioritárias de tecnologias para qualidade de vida (Saúde) e de tecnologias habilitadoras”. O coordenador ainda ressalta que as referidas CSB foram amplamente utilizadas durante a Pandemia da COVID-19, especialmente no diagnóstico e investigação da ocorrência do SARS-CoV-2 em municípios do estado de Goiás, com análise dos aspectos associados a diferentes metodologias de diagnóstico da infecção. No CMBiotecs, as CSB são utilizadas por docentes e discentes dos PPGBRPH e PPGMTSP, bem como estão disponíveis para quaisquer pesquisadores da UFG ou de instituições externas, de órgãos públicos e privados.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: PRPG Notícias CMBiotecs