
IPTSP promove Semana de Integração dos pós-graduandos do PPGBRPH
Essa é a primeira edição do encontro que visa à integração dos pós-graduandos do programa
Texto e foto: Marina Sousa
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), deu início hoje (18/4), à Semana de Integração dos pós-graduandos do PPGBRPH, que segue até o dia 19/4. O evento conta com diversas atividades, como palestras e trocas de experiências entre os estudantes e professores, introdução às normativas do PPGBRPH, apresentação guiada ao Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), e também ao Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal - CMPEA (Biotério), bem como uma aula magna, que será ministrada no dia (19/4), pelo vice-coordenador do PPGBRPH, Jadson Diogo Pereira Bezerra cujo tema é “Catástrofes Fúngicas: os benefícios e malefícios dos fungos”.
Dando as boas-vindas aos participantes, a cerimônia de abertura contou com as presenças, da diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, da vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida dos Santos Carneiro, do professor e coordenador do PPGBRPH, Thiago Lopes Rocha e do professor e vice-coordenador do PPGBRPH, Jadson Diogo Pereira Bezerra. Alguns professores do programa também compareceram neste primeiro momento, como a professora Menira Borges de Souza e o professor Milton Adriano Pelli de Oliveira.

Dinâmica de apresentação da Semana de Integração dos pós-graduandos do PPGBRPH
Durante a dinâmica de apresentação da Semana, a diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, disse que o instituto se renova a cada nova turma da pós-graduação (mestrado e doutorado), “estarmos aqui hoje, nesse clima extrovertido é de uma profunda alegria pois, vamos iniciar uma nova fase do programa, que já é muito consolidado e robusto com excelentes professores e uma equipe técnica muito competente”. A vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida dos Santos Carneiro complementou que toda a direção do instituto está à disposição dos estudantes, “estamos muito gratos por estarmos todos juntos, ainda mais depois desses dois anos de pandemia, e o meu desejo é que todos possam ter um excelente trabalho pela frente, e que essa fase seja de muito aprendizado, e que a direção está de portas abertas para todos”, finalizou a vice-diretora do IPTSP.

Da esquerda para a direita, coordenador do PPGBRPH, Thiago Lopes Rocha, diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira e vice-coordenador do PPGBRPH, Jadson Diogo Pereira Bezerra (Foto: Jadson Bezerra)
Conheça o PPGBRPH
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um Programa stricto sensu cadastrado na Grande Área de Ciências Biológicas III (CBIII), na subárea Parasitologia. Desse modo, o PPGBRPH é o único do Centro-Oeste na área de Parasitologia, confirmando sua relevância científica e social. Além disso, o Programa tem como objetivo principal contribuir para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais multidisciplinares em Parasitologia, Imunologia e Microbiologia, visando investigar e melhor compreender a fisiopatogenia das infecções.
O PPGBRPH possui três linhas de pesquisa: I) Estudo da biologia e do controle de vetores/pragas importantes nos diversos ecossistemas e biotecnologia aplicada; II) Caracterização biológica, molecular e bioquímica de parasitos uni ou multicelulares, bactérias, vírus e fungos; III) Estudo dos mecanismos imunológicos e processos patológicos gerais na relação parasito-hospedeiro. O curso de Mestrado Acadêmico do PPGBRPH foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2011 com conceito 4, e em 2016 foi aprovado o curso de Doutorado Acadêmico também com conceito 4. Um dos grandes propósitos do PPGBRPH, inclusive, é divulgar a pesquisa científica nas áreas de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia no Estado de Goiás e favorecer interações entre pesquisadores do PPGBRPH com profissionais e pesquisadores de outros Programas no Brasil ou outros países.
Source: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categories: Notícias