gpets ufg

Agenda do GPETS UFG 2021

Em 09/09/21 15:37. Atualizada em 09/09/21 15:40.

O GEPETS, com parceria do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva considera fundamental o debate sobre a formação em saúde coletiva.
Neste sentido estamos aprofundando nos estudos sobre determinação social em saúde. E o tema deste mês é : Determinação social x Determinantes em saúde: Conceitos em disputa. Muitos pesquisadores desconhecem as diferenças conceituais, epistemológicas e metodológicas entre determinação e determinantes da saúde. No entanto:
“o conceito de determinantes sociais (promovido pela OMS), ao ser vulgarizado sob tal chancela oficial, reaparece nitidamente desprovido do peso teórico e político que assumira nos anos 1970 e 1980, quando se pretendia entendê-lo à luz da teoria marxista da sociedade (determinação social em saúde ). Com efeito, o que é apresentado sob esse rótulo consiste, em grande parte, em casos mais ou menos óbvios de causalidade social dos problemas de saúde. (NOGUEIRA, 2011).
Convidamos Bruno Ferreira e Roberto Passos Nogueira para debater este tema tão importante no contexto atual. Confira abaixo a data e as leituras indicadas

AGENDA GPETS 2021

Categorias: Notícias