Imagem mestrado em saúde coletiva.png

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Em 24/06/20 09:04.

(PPGSC/IPTSP/UFG) realiza aula inaugural da sua 10ª turma

Na sexta feira, dia 19 de junho, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva-Mestrado Profissional (PPGSC) realizou a Aula Inaugural da sua 10a Turma. Professores e os novos mestrandos decidiram coletivamente em iniciar as atividades da turma, cientes de seu compromisso social por meio da formação, mesmo diante de um cenário de tantos desafios, entre eles, um caos sanitário sem precedentes no Brasil, a pandemia do COVID 19 e a necessidade de nos adaptarmos aos ambientes e estratégias de ensino-aprendizagem remotos.

A  coordenadora do programa, profa Edsaura Maria Pereira abriu o evento, que contou com uma linda apresentação musical de autoria do Prof. Fernando Passos Cupertino de Barros. Estiveram presentes na mesa de abertura da atividade, a profa. Sandramara Matias Chaves, vice-reitora da UFG, também representando o reitor Edward Madureira Brasil; a profa. Maria Márcia Bachion, pró-reitora adjunta de pós-graduação da UFG, também representando o pró-reitor prof. Laerte Guimarães Ferreira Júnior; o prof. José Clecildo Barreto Bezerra, diretor do IPTSP; Kelli Coelho dos Santos, Superintendente da Escola de Saúde de Goiás, também representando o Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino; Verônica Savatin (mestranda da Turma 10), secretária de saúde de Chapadão do Céu e presidente do COSEMS-GO. Prestigiraram a atividade, diversas autoridades, entre elas diretores de unidades da UFG, como a Profa. Claci Fátima Weirich Rosso, diretora da FEN; a Coordenadora do PPGESFM da UFG, Maria Goretti Queiroz; Sueza Abadia (egressa do PPGSC), da Sociedade Brasileira de Farmaceuticos e Farmácia Comunitária, dentre outras.

A aula teve como tema “Dilemas da formação em Saúde Coletiva: para onde vamos, ou para onde estamos indo”, apresentado pelos convidados de renome nacional, prof. Jairnilson Paim (ISC - UFBA) e prof. Armando Raggio (FIOCRUZ - DF). O debate foi conduzido pelo prof. Elias Rassi e a profa Cristiane Lemos e teve a participação dos discentes da 10ª turma que elaboraram questões  a partir do referencial teórico relacionado ao tema.

aula inaugural - foto 2.jpg

Foi um encontro muito produtivo, com cerca de mais de mil acessos ao link da aula, evidenciando  o interesse pelas discussões do  PPGSC  que tem como eixo central a formação de profissionais para a gestão do SUS.

A intenção deste primeiro encontro foi provocar reflexões aos recém chegados pós-graduandos, que  em sua maioria são trabalhadores/gestores  e vêm para a universidade buscar conhecimentos para  refletir, reconstruir, atuar e transformar o SUS.  Os professores convidados abordaram  que o SUS idealizado pelo movimento sanitário e instituído na Constituição Federal é muito diferente do SUS real, tão importante neste cenário da pandemia, mas subfinanciado e atacado pelo projeto ultraneoliberal que tem como premissa a mercantilização do direito à saúde.

O MPSC tem a intenção de colaborar para a construção de uma consciência sanitária crítica, estimulando seus mestrandos a pensarem em projetos de pesquisa baseados no campo da saúde coletiva, que ultrapassem os objetivos da saúde pública tradicional. Neste sentido foi evidenciado a importância de se fortalecer um mestrado  “que tenha alma”, ou seja  com compromisso com os princípios  que  nortearam o  movimento da reforma sanitária brasileira, que tem como lema central “ saúde e democracia”,  compreendendo a construção do SUS público, gratuito e universal  e a defesa de políticas sociais/econômicas para um  projeto societário  que permita a vida e a dignidade do povo brasileiro, sem preconceito de raça, cor ou condição econômica. Assim, a universidade, a partir da dialética entre a teoria/prática torna-se espaço privilegiado para se construir um novo amanhã.

Na foto, registros do evento e de alguns dos nossos mestrandos da turma 10.

aula inaugural - foto.jpg