Abrascao 2015

11º Congresso Brasileiro de Saúde Pública - Oficina: Saúde Pública e Incorporação de Tecnologias Baseadas em Evidências. Proponente: IPTSP/UFG

Evento

http://saudecoletiva.org.br/programacao/ementas.php?id_curso=142

: UFG Goiânia, GO

: 28 de Julho 2015 a 01 de Agosto 2015

Saúde Pública e Incorporação de Tecnologias Baseadas em Evidências.

Justificativa: O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolve vários projetos de pesquisa que visam à produção de análise de situação e avaliação de tecnologias de saúde implementadas pelo Sistema Único de Saúde. Vários desses projetos utilizam fontes de dados oriundas dos sistemas de informações epidemiológicas. Dentre outras linhas de pesquisa, desenvolve também pesquisas que apresentam o potencial de produzir inovações tecnológicas com financiamentos públicos e privados que podem impactar na melhoria da vigilância e controle de doenças na população. A oficina de trabalho Pré-Congresso da Abrasco será um espaço de apresentação e debate de algumas experiências de pesquisa e produção tecnológica do IPTSP com dirigentes do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde do Estado de Goiás e dos Estados da Região Centro-Oeste, Distrito Federal e Municípios, bem como com os professores e alunos da UFG. 

Objetivo: Compartilhar e debater projetos selecionados de Pesquisas e produção de inovações tecnológicas realizados no IPTSP com Dirigentes das áreas de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde dos Estados da região Centro-Oeste, Distrito Federal e Municípios, bem como com os professores e alunos da UFG. 

Metodologia: Serão realizadas 4 apresentações orais de professores do IPTSP com duração de 20 minutos em dois blocos de duas apresentações cada uma. Entre cada bloco serão realizados comentários dos dois debatedores convidados abordando os aspectos positivos, limitações e potenciais contribuições que o Instituto poderia implementar para qualificar a sua produção. Após o debate será aberta a palavra aos participantes da oficina. 

Programação 
Coordenação: Profa. Dra. Maria Clorinda Soares Fioravanti. Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG). 
Debatedor: Dr. Jarbas Barbosa da Silva Junior. Secretario de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. 
Debatedora: Profa. Dra. Maria Zaira Turchi. Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). 

08h30 - Abertura 
09h00 - 9h30 - Política de Produção de conhecimento e Inovação Tecnológica no Ministério da Saúde. - Dr. Jarbas Barbosa da Silva Junior. Secretario de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. 
09h30 – 09h50 - Avaliação do Projeto Vida Trânsito em cinco capitais brasileiras nos anos de 2011 a 2013. Prof. Dr. Otaliba Libânio de Morais Neto. IPTSP/UFG. 
09h50 – 10h10 - Tecnologias para avaliação de novas vacinas introduzidas no Programa Nacional de Imunização. Profa. Dra. Ana Lúcia Sampaio Sgambatti de Andrade. IPTSP/UFG. 
10h10 - 10h30 - Debatedores 
10h30 – 10h50 - Tecnologia e inovação para o desenvolvimento de novas vacinas contra tuberculose. Profa. Dra. Ana Paula Junqueira-Kipnis. IPTSP/UFG. 
10h50 - 11h10 - Avaliação econômica para incorporação de novas tecnologias. Profa. Dra. Cristiana Maria Toscano Soares. IPTSP/UFG. 
11h10 – 11h30 - Debatedores 
11h30 – 12h00 - Público participante e encaminhamento do relatório da oficina. 

Público Alvo: Dirigentes das áreas de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde dos Estados da região Centro-Oeste, Distrito Federal e municípios; 
Professores e alunos da UFG.