workshop sc

Edição 2018 do Saúde Brasil terá protagonismo dos estados

On 05/02/18 19:28 .

A Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS/SVS/MS), promoveu em parceria com a Vital Strategies e a Universidade Federal de Goiás, o Workshop Saúde Brasil Estados. O workshop inicia os trabalhos da área  junto as Secretarias Estaduais de Saúde e aos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde para a construção dos capítulos do Saúde Brasil que, em 2018, depois de treze anos de publicação, contará, além da parte tradicional, com a análise de situação realizada pelos próprios estados.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, essa novidade é um avanço. “Nós teremos a participação dos estados ativamente, para que tenhamos dados mais analisados no que tange a discussão dos casos por região. É fundamental a sensibilidade do gestor local na busca de soluções para os problemas de saúde”.

A diretora substituta do Departamento, Andréa Mendes, também destacou a importância da participação dos estados no evento, que contou com debates sobre análise de situação de saúde, conceitos, conteúdo e limitações do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), qualidade dos dados, análise das causas de morte, entre outros temas. "Esta foi uma ótima oportunidade de reunirmos parceiros e o corpo técnico dos estados e dos núcleos estaduais do MS para construirmos juntos o conteúdo de uma publicação que já é referência nacional na análise da situação de saúde em todo o Brasil. O nosso olhar estará mais voltado para a realidade dos estados, buscando gerar informação relevante e útil para orientar a tomada de decisão na condução das políticas públicas de saúde em nível estadual", ressaltou.

Também estiveram presentes, Dácio de Lyra Rabello, da Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas; os representantes das Universidades Federal de Goiás e de Minas Gerais, Marta Rovery e Renato Teixeira, respectivamente; Richard Delaney, da Vital Strategies EUA; além dos representantes regionais.

O evento, que aconteceu em Brasília, nos dias 24 a 27 de abril.  Posteriormente, as atividades seguirão à distância, com o  curso de aperfeiçoamento em Análise de Situação de Saúde, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Categories: Notícias