Em 23/12/11 00:02 Atualizada em 06/12/16 21:04

Pós-Graduação - Apresentação

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG tem sido um combatente formador de recursos humanos e está credenciado pela CAPES na área de Ciências da Saúde. O Programa apresenta as áreas de concentração em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Epidemiologia, bem como várias modalidades de cursos de Especialização, destacando-se programas para capacitação de profissionais que atuam no mercado de trabalho, além de Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Dermatologia e Medicina Preventiva Social.

A política de produção científica do IPTSP dá prioridade à área aplicada, às ações sobre diagnóstico, epidemiologia e controle das doenças endêmicas, com linhas de pesquisa consolidadas, tais como: Biologia e controle de vetores transmissores de doenças infecciosas e parasitárias; Biologia molecular e celular nas doenças infecciosas e parasitárias e da relação parasito-hospedeiro; Bioprospecção de derivados da fauna e flora do cerrado, visando ao tratamento e profilaxia das doenças infecciosas e parasitárias; Diagnóstico, epidemiologia e vigilância de doenças infecciosas, parasitárias e emergentes; Microbiologia de alimentos e ambiental. O Programa de Pós-graduação do IPTSP já titulou em Mestre 100 profissionais, que multiplicaram seu papel inovador em formação superior, por exemplo doutorando-se, ou desenvolvendo tarefas na Região Centro-Oeste ou outras partes do país e também fora do Brasil.

O IPTSP tem vários alunos de graduação com bolsas de iniciação científica do CNPq, como apoio à pesquisa, bem como bolsista de apoio técnico à pesquisa e bolsas do CNPq e CAPES para os alunos de pós-graduação. Docentes são anualmente contemplados com bolsas de produtividade Científica do CNPq. Vários projetos realizados na Unidade, contam com suporte financeiro provenientes de agências de fomento científico nacionais e internacionais.