Atenção Pesquisadores da UFG - Chamadas para Bolsas PQ e DT do CNPq

Abertas as chamadas para Bolsas PQ e DT do CNPq

On 08/09/17 08:11 .

Atenção Pesquisadores da UFG

Estão abertas as chamadas para Bolsas PQ e DT do CNPq:
*Chamada CNPq N º 12/2017 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ
Objetiva valorizar pesquisadores que possuam produção científica de destaque entre seus pares em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica de qualidade.

*Chamada CNPq 09/2017 – Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT
Objetiva valorizar pesquisadores, cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e indutores de inovações em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivar a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica.

ÚLTIMO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS É O DIA 31 DE AGOSTO.

PESQUISADORES PQ OU DT COM BOLSA TERMINANDO EM FEVEREIRO DE 2018 DEVEM SOLICITAR NOVA BOLSA NESTA CHAMADA.

O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:
a) possuir o título de doutor ou livre docente;
b) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;
c) ter CPF ativo e regular;
d) ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto;
Vínculo formal é entendido como toda e qualquer forma de vinculação existente entre o proponente, pessoa física, e a instituição de execução do projeto. Na inexistência de vínculo empregatício ou funcional, o vínculo estará caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa e/ou ensino, documento esse expedido por autoridade competente da instituição. Esse documento deve ficar em poder do proponente, não sendo necessária a remessa ao CNPq. O vínculo formal deve estar claramente informado no Currículo Lattes do proponente
e) para estar apto a receber Bolsa de Produtividade na Categoria 2, ter obtido título de doutor ou livre docente até dezembro de 2014.
f) para estar apto a receber Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora na Categoria 2, o proponente deverá possuir, no mínimo, 3 (três) anos de doutorado completos até dezembro de 2017 ou experiência de pelo menos 5 (cinco) anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. O tempo de experiência será contado a partir da data de conclusão do curso superior. A experiência será comprovada por meio do CV Lattes.
g) para estar apto a receber Bolsa de Produtividade na Categoria 1, ter obtido título de doutor ou livre docente até dezembro de 2009.
h) para estar apto a receber Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora na Categoria 1, o proponente deverá possuir, no mínimo, 8 (oito) anos de doutorado completos até dezembro de 2017 ou experiência de pelo menos 10 (dez) anos em atividades de desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia. O tempo de experiência será contado a partir da data de conclusão do curso superior. A experiência será comprovada por meio do CV Lattes

Os critérios de produtividade e orientação exigidos por cada Comitê Assessor dependem da área do conhecimento e estão disponíveis na página do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/ criterios-de-julgamento/).

As propostas a serem apoiadas pela presente Chamada deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido de acordo com a categoria.
a) a duração da bolsa PQ/DT categoria/nível 1A é de 60 (sessenta) meses;
b) a duração da bolsa PQ/DT categoria/nível 1B, 1C e 1D é de 48 (quarenta e oito) meses;
C) a duração da bolsa PQ/DT categoria 2 é de 36 (trinta e seis meses).

Detalhes sobre a formatação do projeto estão informados nos respectivos editais (anexo).

Categories: Editais

Related files Size Archive fingerprint
Chamada CNPq 2017 PQ 1063 Kb dd9006d16bd24764166086d0e7eede16
Chamada_CNPq 2017 DT 129 Kb a3c23cf74d60daf63082f4fb2ea4639c