Weby shortcut
Pesquisadora da Fiocruz PE eleita uma das 10 personalidades do ano pela revista Nature

Caros Estudantes, Técnicos-Administrativos e Professores um bom dia,

Com imensa satisfação parabenizamos a Profa. Celina Turchi, Professora aposentada do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, e toda equipe, pelo brilhantismo e reconhecimento como uma das 10 personalidades do ano eleita pela revista Nature pelas relevantes contribuições dos projetos sobre o vírus zika e a microcefalia em bebês desenvolvidos na Fiocruz-PE, conforme notícia abaixo.

Agradecemos a atenção e desejamos sucesso no andamento dos projetos do grupo,

Flávia Oliveira
Diretora do IPTSP/UFG
________________________

Celina Turchi foi eleita por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês.

A pesquisadora Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, foi eleita uma das dez personalidades do ano na ciência pela revista britânica Nature¸ por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês.

A revista diz que Turchi integrou uma rede de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos que levou a resultados "formidáveis". Lembrando que, quando Turchi e seus colegas começaram suas pesquisas, o conhecimento sobre o zika era extremamente limitado, a revista afirma que a médica ajudou a produzir uma quantidade suficiente de evidências para demonstrar o vínculo entre o vírus e malformações fetais.

"Nem em meu maior pesadelo como epidemiologista eu havia imaginado uma epidemia de microcefalia neonatal", disse Celina à Nature. “Quando começamos, não havia nenhum livro a seguir”. Em relação a integra a lista das 10 personalidades do ano da Nature, Celina encara como um reconhecimento do trabalho de um grupo e não apenas dela. “Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, declarou Celina.

Leia matéria completa acessando o link abaixo: